Datafolha confirma vantagem de Luizianne
O Grupo de Comunicação O POVO divulgou, nos primeiros minutos desta segunda-feira, a terceira pesquisa O POVO/Datafolha. Luizianne se distancia na liderança, enquanto Moroni e Patrícia travam briga apertada por um lugar no 2° turno
Publicado 08/09/2008 11:17 | Editado 04/03/2020 16:36
A prefeita e candidata à reeleição, Luizianne Lins (PT), cresceu nove pontos percentuais e é líder isolada da disputa municipal em Fortaleza, segundo a terceira pesquisa da série O POVO/Datafolha sobre a sucessão municipal em Fortaleza. Os números foram divulgados nos primeiros minutos desta segunda-feira pela TV O POVO e pela rádio O POVO/CBN.
Luizianne tem 44% das intenções de voto. Moroni Torgan (DEM), que chegou a dividir a liderança com a candidata petista, caiu sete pontos e agora tem 22%. Ele está tecnicamente empatado com Patrícia Saboya (PDT), que permaneceu com 19%.
Empatados na quarta colocação aparecem Renato Roseno (PSol) e Luiz Gastão (PPS), ambos com 2% das intenções de voto. Adahil Barreto (PR) e o pastor Neto Nunes (PSC) aparecem com 1%. Aguiar Júnior (PTC) não chegou a 1%. Carlos Vasconcelos (PCB) e Silvio Frota (PAN) não foram citados pelos eleitores pesquisados.
Votos brancos, nulos e eleitores que dizem não votar em nenhum candidato somam 5% das intenções de voto. O percentual de indecisos é de 4%. A pesquisa foi realizada nos dias 5 e 6 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TER-CE) com o número92292/2008 – autos 489.
Espontânea
A tendência de crescimento de Luizianne também se confirma na pesquisa espontânea. A candidata do PT, que largou com 16% em julho e chegou a 22% em agosto agora aparece com 34%. Moroni, que tinha 11% no fim do primeiro mês de campanha, cresceu para 18% em agosto e agora recuou para 16% dos votos espontâneos. Patrícia começou com 8%, chegou a 11% e agora tem 12%.
Rejeição
Segundo a pesquisa O POVO/Datafolha, Moroni tem, agora, a maior rejeição entre os candidatos a prefeito: 37%, seis pontos a mais que na última pesquisa. Luizianne vem a seguir, com 26%, três pontos a menos que no levantamento anterior. Na seqüência aparece o pastor Neto, com 22% de rejeição. Patrícia manteve o índice do levantamento passado: 20%. Carlinhos e Luiz Gastão, com 19%, Adahil Barreto e Aguiar Júnior, com 18%, Silvio Frota, com 17% e Renato Roseno, com 16%, aparecem em seguida. O percentual dos eleitores que admitiu votar em qualquer um dos candidatos é de 6%. Os que rejeitam todos são 3%. Os indecisos quanto à rejeição somam 5%.
2º turno
Nas simulações de 2º turno, Luizianne levaria a melhor tanto coontra Moroni quanto contra Patrícia. Na hipótese de confronto direto com o candidato do DEM, ela venceria por 56% a 37%. Contra a pedetista, teria 54%, contra 40%. Caso Moroni e Patrícia se enfrentem no 2º turno, é a senadora quem se sai melhor: 51% a 36%.
Fonte: Jornal O Povo