Equador: “Sim” à nova Constituição tem respaldo da população

O resultado de uma pesquisa realizada pela empresa Santiago Pérez, no dia 30 de agosto, aponta que 56% dos equatorianos devem votar a favor da proposta de nova Constituição do país, que será levada a referendo popular no dia 28 de setembro.

Segundo a sondagem, os votos contrários chegam a 23%, enquanto brancos e nulos somam, respectivamente, 12% e 9%.



Na comparação com os números da pesquisa anterior, de 23 de agosto, a aprovação à nova Carta Magna cresceu 3%, enquanto a porcentagem de votos pelo “não” se manteve estável.



Desde o dia 19 de julho, quando obteve 45% de aprovação, a campanha favorável à Constituição foi intensificada pelo governo e vem melhorando seu porcentual nas pesquisas. A campanha contrária, por outro lado, registra queda desde o dia 26 de julho, quanto obteve 31% de apoio dos equatorianos.



Em meio a acusações de governistas e de políticos da oposição, 9,7 milhões de equatorianos irão comparecer às urnas no dia 28 de setembro para votar o projeto elaborado pela Assembléia Constituinte. A campanha atualmente em vigor, oficializada depois da convocação para o referendo, vem mobilizando partidos e organizações em todo o país, com bandeiras a favor e contra a nova carta magna de 444 artigos.



Da redação, com informações Ansa Latina