Sarkozy lidera missão da UE à Rússia e Geórgia

Na qualidade de titular de turno da União Européia (UE), o presidente da França, Nicolás Sarkozy, viajou nesta segunda-feira para a Rússia, para interceder no conflito do país com a Geórgia — país que visitará em seguida — que mantém tensão elevada na reg

Sarkozy viaja acompanhado do chefe da diplomacia da UE, Javier Solanas, e pelo presidente da Comissão do bloco comunitário, José Durão Barroso.



De acordo com fontes da sede presidencial francesa, o objetivo principal da viagem concentra-se em buscar prazos concretos para a retirada das tropas russas da região separatista de Ossétia do Sul.



Também da outra zona separatista georgiana de Abcásia, sem abordar em profundidade, ao menos por agora, o tema do reconhecimento de Moscou à independência de Ossétia e do território abcásio.



Sarkozy tentará acertar com a Rússia o local e a data do lançamento de conversas internacionais sobre a segurança e estabilidade de Ossétia do Sul e Abcásia, de acordo com a sede do governo francês.



Sarkozy, Solanas e Durão levarão a Tblissi, assim mesmo, a pasta de iniciativas adotadas pelos ministros de Exteriores da UE durante dois dias de reuniões em Avignon, França, entre as quais está o envio à Geórgia de uma missão civil de observadores.



Tanto em Tblissi como em Moscou, a comitiva de alto nível proporá a idéia de realizar uma investigação internacional com apoio de Nações Unidas para conhecer com exatidão as responsabilidades no conflito.