Angela Merkel cobra definição de social-democratas alemães

A chanceler federal alemã, Angela Merkel, pediu nesta segunda-feira (8) ao Partido Social Democrata (SPD) que “defina sua política”, depois das mudanças na cúpula da organização, como parte da preparação para as eleições de 2009.

Angela considerou que o SPD não se atem de nenhuma forma “à dignidade de um partido”, ao comentar a reunião de ontem dos social-democratas, na qual seu ministro do Exterior, Frank Walter Steinmeier, foi eleito candidato nas eleições gerais.



Para a também líder da União Democrata Cristã (CDU), a decisão, também, de destituir o presidente do SPD, Kurt Beck, demonstra uma grande divisão dentro dessa organização política.



Em substituição a Beck foi nomeado Franz Muentefering, que fora vice-chanceler federal ao ser inaugurado o gabinete de coalizão do SPD e da CDU, em novembro de 2005, e depois titular do Trabalho.



Por seu lado, o secretário geral da CDU, Ronald Pofalla, estimou que havia chegado o momento de definir as posições programáticas e exigiu esclarecimento da nova direção social-democrata se continuará com a chamada Agenda 2010.



Tal documento, posto em prática pelo ex-chanceler federal Gerhard Schroeder e que provocou divisão nas filas do SPD, reforma o estado social alemão e possui um profundo caráter neoliberal.


 


Assim mesmo, Pofalla exigiu que seus sócios de governo que deixem claro sua posição com respeito a uma aproximação com a aliança A Esquerda, formado pelo Partido do Socialismo Democrático e dissidentes do SPD.



Steinmeier opõe-se a uma negociação com A Esquerda no estado federal de Hesse, onde a líder do SPD nessa região, Andrea Ypsilanti, solicita apoio a seu partido para formar um governo majoritário.