Iphan aprova tombamento de pontos turísticos piauienses

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovou, com unanimidade, as propostas de tombamento da Floresta Petrificada do Rio Poti (Floresta Fóssil), Ponte João Luís Ferreira (Ponte Metálica), ambos em Teresina, e do Conjunto Histór

Após votações realizadas durante a 58ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan, realizada no Rio de Janeiro, nos turnos da manhã e tarde, o governador Wellington Dias e a presidente da Fundac, Sônia Terra, presentes nas sessões, comemoram a promoção dos bens piauienses em patrimônios culturais do Brasil.



''Essa aprovação é importantíssima. Estamos retomando as condições adequadas para cuidar do nosso patrimônio histórico e paisagístico. Com essa aprovação, também será possível contar com todo o apoio do quadro técnico do Iphan na preservação e conservação do nosso patrimônio'', comemora o governador Wellington Dias.



Esta foi a primeira vez que um Estado apresentou uma proposta de tombamento de patrimônios de forma simultânea. ''Nossas propostas foram votadas e aprovadas por unanimidade. Agora, temos o compromisso renovado para preservar nosso patrimônio, desenvolver as áreas em que estão localizados e divulgar seus potenciais. Essa é uma vitória para o Piauí'', festeja a presidente da Fundac, Sônia Terra.



Para se tombar um patrimônio é levado em conta o valor histórico, paisagístico e simbólico desses lugares. O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural é formado por representantes da sociedade civil e de entidades afins e tem como principais atribuições apreciar e decidir sobre propostas de tombamento, sobre pedidos de registro de bens culturais de natureza imaterial, sobre autorização de saída temporária do país de patrimônio cultural protegido por legislação federal e opinar sobre questões relevantes do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.



Patrimônios nacionais
Parnaíba é hoje a segunda maior cidade do Piauí e o principal núcleo urbano do Norte do Estado. Seu centro histórico permaneceu relativamente preservado e a cidade apresenta um conjunto de edifícios, logradouros e espaços livres ilustrativos de sua história iniciada na metade do século XVIII.