Assembléia entra em “recesso branco” na próxima semana
Por causa do tradicional esvaziamento à medida que as eleições se aproximam, a Assembléia entrará em recesso nas duas semanas que antecedem as eleições municipais
Publicado 16/09/2008 10:19 | Editado 04/03/2020 16:36
O “recesso branco” está confirmado. Nas duas semanas que antecedem o 1º turno das eleições municipais, o plenário da Assembléia Legislativa estará fechado. O motivo da parada, segundo informa a assessoria de imprensa da Casa, é a habitual falta de quorum nos dias que antecedem as eleições municipais.
À medida em que se aproxima o dia 5 de outubro, data do 1º turno das eleições municipais, os parlamentares migram para suas bases eleitorais no Interior – tanto aqueles que são candidatos quanto os que buscam eleger aliados, de olho no apoio que poderão receber daqui a dois anos, nas eleições estaduais. O resultado é o esvaziamento da Assembléia, a ponto de não ser atingido o número mínimo de deputados para a realização de uma sessão. Por isso, de acordo com a decisão da Mesa Diretora, o recesso estará decretado durante a última semana de setembro e a primeira de outubro, entre os dias 23 de setembro e 3 de outubro.
O vice-presidente da Assembléia, deputado Gony Arruda (PSDB) garantiu que o recesso não representará prejuízo para o andamento das atividades da Casa. Segundo ele, o Legislativo está com um ritmo de atividade mais acelerado em 2008 que em anos anteriores. “Estamos com um rendimento que supera a da média histórica da Assembléia, por isso, não vai ter problema nenhum a gente paralisar durante esses dias”, disse ele, alegando que a ausência dos parlamentares é uma demanda da própria população, que cobra a presença dos parlamentares nas bases eleitorais. “É o povo quem pede nossa presença nas campanhas”, defendeu.
Segundo a assessoria de imprensa da Assembléia, durante o período das campanhas municipais, as sessões não têm terminado com o mesmo quorum observado no início dos trabalhos. Em algumas oportunidades, deixou de haver sessão por falta do número mínimo de parlamentares.
Para facilitar a presença dos deputado estaduais nas campanhas, os trabalhos da Assembléia já haviam passado por uma adaptação. Há cerca de um mês, as sessões de sexta-feira deixaram de ocorrer – o expediente de trabalho dos parlamentares ficou restrito ao período de terça a quinta-feira.
CALENDÁRIO
19 de agosto: a partir desta data, a Assembléia passou a ter sessões apenas de terça a quinta-feira. As sessões de sexta-feira foram suspensas até as eleições
23 de setembro a 3 de outubro: período do chamado “recesso branco” da Assembléia
DICIONÁRIO
Recesso branco:
O período da tradicional folga pré-eleitoral dos parlamentares é chamado de “recesso branco” por não se enquadrar nos períodos oficiais de recesso, no início e no meio do ano