Líder comunista russo critica incapacidade dos EUA

O líder do partido Comunista da Federação da Rússia (PCFR), Guenadi Ziuganov, afirmou nesta segunda-feira (15) que os dirigentes dos Estados Unidos “carecem de inteligência” para equilibrar o sistema de interesses dos centros de poder.

Durante um encontro com jornalistas e analistas políticos japoneses na Duma, Ziuganov disse que o presidente George W. Bush e a secretária de Estado, Condoleezza Rice, não chegam ao senso comum para equilibrar a complexa relação das principais forças no mundo.



“Tampouco, claramente não compreendem, que sem a Rússia não poderá se garantir uma estabilidade global”, ressaltou.



Sobre a situação no Cáucaso, Ziuganov afirmou que o PCFR apoiou as decisões do governo em relação ao deslocamento das tropas na Ossétia do Sul, a defesa dos cidadãos russos e o castigo aos agressores.



Acrescentou que a segunda força política do país também apóia o reconhecimento de independência de Abcásia e Ossétia do Sul, anunciado por Moscou em 26 de agosto último.



“Nosso partido, no entanto, não apóia os acordos [do presidente Dmitri Medvédev com o presidente francês Nicolás Sarkozy] para o estabelecimento de 200 observadores da União Européia nas zonas de segurança em torno das repúblicas abcase e osseta”, sentenciou Ziuganov.



O líder comunista criticou o Kremlin pelo fato de que, a princípio, existe forte rejeição à participação da Geórgia na OTAN e à presença de seus instrutores na região, mas ao final se consente o contingente militar europeu.