Prefeito chinês é destituído por escândalo do leite em pó

O prefeito de Shijiazhuang, capital da província setentrional chinesa de Hebei, foi destituído do cargo nesta quinta-feira (18) pelo escândalo da fórmula de leite em pó contaminado distribuido para crianças, que acomete todo o país.

A suspensão de Ji Chuntang ocorreu no corpo legislativo local, um dia depois que o ex-prefeito foi destituído de seu cargo de vice-secretário do Comitê Municipal de Shijiazhuang do Partido Comunista da China (PCCh).



O grupo lácteo gigante Sanlu, com sede em Shijiazhuang, foi a primeira companhia colocada na berlinda em seguida ao escândalo da formula de leite em pó contaminada, que provocou cálculos renais em mais de 6.200 bebês de todo o país, além da morte de 3 crianças.



Antes do caso de Ji Chuntang, quatro funcionários em Shijiangzhuang já haviam sido demitidos. Entre eles estão o vice-prefeito, encarregado da produção agrícola, o diretor da Administração de Gado e Pesca da cidade, o diretor da Administração Municipal de Alimentos e Medicamentos de Shijiazhuang, e o diretor do Escritório de Inspeção e Qualidade da cidade.



A polícia de Heibei deteve até o momento 18 pessoas supostamente envolvidas no caso do leite contaminado. Há a suspeita de que seis deles venderam a melamina, uma substância química industrial, a comerciantes de productos lácteos, enquanto que outros 12 eram produtores que adicionavam a substância ao leite e vendiam o produto adulterado às empresas de laticínios.