Vacinar grávidas contra gripe protege os bebês

As mulheres grávidas que se vacinam contra a gripe um mês ou mais antes de darem à luz protegem a seus bebês contra a gripe durante os primeiros seis meses de vida, revelou nesta quinta-feira (18) a revista americana New England Journal of Medicine.

Testes realizados com 340 mulheres em Bangladesh mostraram que as vacinas reduziram as probabilidades de padecer de gripe cerca de 63% e o perigo de doença respiratória em 29.



No grupo de grávidas vacinadas, só ocorreram seis casos de gripe nos bebês, comparado com os que receberam outro tipo de imunização, entre os quais teve 16.



Também as vacinas diminuíram em 36% o risco de que as mulheres sofressem de febre e doenças respiratórias.



Há anos sabe-se que as imunizações administradas às mães protegem os bebês, mas existiam dúvidas de se com a gripe ocorria o mesmo.



“Isso sempre foi suposto, mas ninguém tinha realizado o estudo antes”, disse Mark Steinhoff, pediatra da Escola de Saúde Pública da John Hopkins University.



“Desde 1997 os Centros para o Controle e a Prevenção de Doenças de Estados Unidos aconselham às grávidas a vacinarem-se  contra a gripe, mas essa recomendação foi ignorada”, acrescentou.