Exército vai ocupar 27 áreas do RJ no dia das eleições

O Exército vai ocupar, de forma simultânea, em 5 de outubro, dia das eleições, as 27 comunidades do Rio de Janeiro classificadas pela Justiça Eleitoral como áreas de risco. A ação será o ponto culminante da Operação Guanabara, que vem sendo realizada pela

“Serão milhares de homens. Ainda estamos terminando o planejamento, mas a operação culmina no dia 5, com a presença simultânea em todas essas comunidades, fazendo a segurança também de urnas, antes e depois das eleições, segurança da apuração em alguns locais, e a segurança do dia da votação”, afirmou o porta-voz da operação, coronel André Luiz Novaes.



A estratégia prevista para o dia da votação é diferente da adotada até agora, neste período de campanhas eleitorais (do início da operação até 3 de outubro), em que as Forças Armadas ocupam apenas algumas das 27 comunidades de forma simultânea.



A operação teve até agora quatro fases. Na primeira, foram ocupadas a cidade de Campos, no norte do estado, e sete comunidades cariocas: Cidade de Deus, Rio das Pedras e Gardênia Azul, na zona oeste, e Vila do João, Vila dos Pinheiros, Conjunto Esperança e favela Nova Holanda, no Complexo da Maré.



Na segunda fase, os soldados se retiraram daquelas comunidades para entrar nas favelas do Taquaral, Coréia, Vila Aliança e Sapo, na zona oeste. Na terceira fase, os militares saíram da zona oeste e foram para a zona sul, onde ocuparam a Rocinha e Vidigal.



Fonte: Agência Brasil