Chico Lopes destaca emoção pelo crescimento do PCdoB na campanha eleitoral
“Em muitos momentos, eu me emocionei de ver tanta bandeira, tanto adesivo, tanta gente gritando '65, 65, 65'…”. A afirmação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB), que na reta final da campanha para as eleições de 5 de outubro avalia como inédita e e
Publicado 23/09/2008 17:47 | Editado 04/03/2020 16:36
“Antes tínhamos uma certa dificuldade em reforçar nossa identidade. Muita gente sabia que somos de esquerda, compromissados com a luta do povo, mas nos confundia com outros partidos e lideranças. Hoje, o PCdoB cresceu e se tornou conhecido pelas pessoas, com uma identificação própria”, afirma Lopes, que, cumprindo uma extensa agenda durante o período pré-eleitoral, visitou um grande número de municípios cearenses, em todas as regiões do Estado, levando sua palavra de apoio aos candidatos comunistas a prefeito, vice-prefeito e vereador. E, como destacado, ajudando a reforçar para a população como um todo as idéias, convicções e ações do PCdoB.
“Desde que o partido voltou à legalidade, nunca tivemos uma campanha com tanta visibilidade. As pessoas reconhecem nossas lideranças, nos recebem com muita alegria, vêem que o PCdoB é diferente, é de luta, busca o melhor pro Ceará e pro Brasil”, avalia Lopes. “Tanto que, depois de conquistarmos a grande vitória de eleger Inácio Arruda o primeiro senador comunista desde Luís Carlos Prestes, chegamos a essas eleições municipais em condições de buscar resultados históricos pro nosso partido, em vários estados”.
Partido estruturado
Exemplificando esse novo momento do PCdoB, Chico Lopes destaca as reais possibilidades de vitória dos candidatos a prefeito e vice da sigla em municípios como Crateús, São Benedito, Jucás, Maranguape, Miraíma, Potengi, Graça, Santana do Acaraú, Baturité e Aquiraz,, entre outras importantes cidades cearenses. “Depois de muito tempo concorrendo somente ao parlamento, hoje o PCdoB chega como um partido estruturado, com nomes de muito potencial, também para as eleições de prefeito e vice-prefeito. Uma realidade que acompanhamos de perto, testemunhando uma campanha que tem sido muito positiva pra nós”.
Já em Fortaleza, onde o PCdoB apóia na disputa pela Prefeitura a candidata à reeleição, Luizianne Lins (PT), Lopes destaca a força da chapa comunista de postulantes à Câmara Municipal. “Na capital, temos certeza que vamos buscar um ótimo resultado na disputa pra vereador. Temos nomes de grande qualificação, muita expressão na sociedade, reconhecimento e firmeza política. São médicos, advogados, professores, trabalhadores, sindicalistas, enfim, pessoas capazes de fazer a diferença por uma cidade melhor”, ressalta Chico Lopes. “É uma eleição importantíssima para o crescimento do partido e pra que possamos participar da administração cada vez de forma mais propositiva”.
A responsabilidade de administrar
Confiante de que o PCdoB sairá das eleições de 5 de outubro com um saldo bastante positivo em todo o País, Lopes enfatiza a responsabilidade dos futuros eleitos em consolidar o partido como uma alternativa capaz de unir engajamento político, consciência social e competência administrativa.
“A municipalização das políticas públicas é um fato concreto, mas infelizmente nem sempre acompanhado das devidas dotações orçamentárias para as cidades. Sabemos que os desafios são grandes, mas temos tudo para mostrar competência, tanto no Executivo quanto no Legislativo”, afirma o deputado.
“Nessa campanha, pudemos ver que o povo espera muito de nós. E que hoje não tem receio de nos confiar a tarefa de administrar cidades importantes. O preconceito que a direita sempre tentou usar contra os comunistas não funciona mais”, relaciona Lopes.
“As pessoas viram que o PCdoB é um partido de relacionamento político de alto nível, de respeito com a coisa pública e de luta pela transformação da sociedade. Tanto que o número 65 está muito mais estampado pelo Ceará. Tudo isso faz com que a gente acredite cada vez mais que vale a pena lutar”.
De Fortaleza,
Dalwton Moura