Eslovênia: centro-esquerda vence eleições parlamentares

A oposição de centro-esquerda venceu as eleições parlamentares eslovenas, ao conquistar 30,51 por cento dos votos válidos, contra 29,32 do situacionista Partido Democrático (SDS), informou nesta segunda-feira (22) a Comissão Eleitoral.

O líder do Partido Social-democrata (SD), Borut Pahor, , um ex-comunista de 44 anos, poderia liderar o executivo, após obter 29 das 90 cadeiras do legislativo, só uma acima das 28 do SDS.



No entanto, a maioria das pesquisas antes da eleição do último domingo davam uma ligeira vantagem de dois pontos porcentuais ao SDS do premiê que sairá do cargo, Janez Jansa.



Pahor pode aproveitar os resultados de seus aliados para formar uma maioria parlamentar, pois o Partido da Democracia Liberal obteve 5,19 por cento dos votos e o Zares 9,41, ambos acima da barreira dos cincos pontos.



Também, o ministro de Defesa e máximo dirigente do Partido dos Aposentados, Karen Erjavec, com 7,44 pontos, mostrou-se pronto a integrar uma coalizão no poder com a centro-esquerda, ainda quando Janza tenha prometido buscar seu apoio no caso de uma vitória.



Dessa forma, Pahor e seus aliados poderiam controlar um total de 43 cadeiras.



Os aliados do chefe de Governo obtiveram resultados piores que os de 2004, ao contar o Partido do Povo (centro-direita) com 5,24 pontos, o Nacionalista, com 5,45, e o da Nova Eslovênia com apenas 3,24, que está alijado do parlamento pela cláusula de barreira.



Nas quartas eleições parlamentares desde 1991 na república ex-iugoslava, de apenas dois milhões de habitantes, 62,2 por cento de 1.700 mil eleitores registrados foi às urnas, um resultado superior ao de 2004, que contou com a participação de  60,7 por cento dos eleitores.