Começa em Havana encontro de cooperação Cuba – Brasil

Começaram na última terça-feira (23) em Havana as sessões da 8.ª Reunião do Grupo de Trabalho Cooperação Técnica Cuba- Brasil, cujo alvo principal será revisar os acordos já assinados por ambos os países, além de estabelecer o programa de Colaboração 2

Na cerimônia de inauguração estiveram presentes, pela parte cubana Orlando Requeijo Gual, vice-titular do Ministério para o Investimento Estrangeiro e a Colaboração Econômica, e pela brasileira Andréia Regueira, Ministra Conselheira e Diretora-Geral da Agência Brasileira de Cooperação, e Bernardo Pericás Neto, embaixador da nação sul-americano.



O Brasil já chegou a ser o segundo sócio comercial de Cuba no continente, prova disso é que no 2007 o intercâmbio superou os 450 milhões de dólares. 



Requeijo Gual declarou a intenção cubana de avançar na ampliação e desenvolvimento de novos projetos que contribuam a uma elevação do nível das relações bilaterais. 



Até o presente uma das áreas de maior cooperação entre ambas as nações é a educação, e já foram formados em Cuba 558 estudantes brasileiros, fundamentalmente, provenientes de movimentos sociais de esquerda. 



Na atualidade mais 835 jovens do Brasil cursam estudos em centros educacionais cubanos, deles 444 se formam como médicos na Escola Latino-americana de Medicina, 15 na Escola Internacional de Educação Física e Esportes e 19 em outras casas de altos estudos do país.