Tem início cúpula social internacional na Venezuela

Representantes de movimentos sociais, parlamentares, pesquisadores, estudiosos e intelectuais de vários continentes iniciam nesta quarta-feira (24), em Caracas, os debates da 7.ª Cúpula Social pela União Latino-americana e Caribenha.

Patrocinada pelo Parlamento Latino-americano, o Gabinete Social, a Presidência da Venezuela e o Ministério de Relações Exteriores, a reunião se prolongará até o próximo 27 de setembro.



Em diferentes fóruns de trabalho, que funcionarão em outras cidades do país, além da capital venezuelana, os participantes analisarão o terrorismo como problema para a paz, os recursos naturais e o desenvolvimento sustentável, e a defesa regional.



Também debaterão sobre a consolidação da Alternativa Bolivariana para os Povos da Nossa América (ALBA), os movimentos sociais na região e as fronteiras abertas para fluxos financeiros, entre outros temas.



A realização do seminário Imperialismo, Terrorismo e Organizações Internacionais tem destaque na agenda prevista para o evento.



Esse espaço terá a presença de palestrantes como o presidente da Assembléia Nacional de Cuba, Ricardo Alarcón, e o ex-vice-presidente venezuelano José Vicente Rangel.



O objetivo é discutir como o capitalismo emprega constantemente a violência e o terrorismo para conseguir seus fins, expressou recentemente o vice-presidente do grupo venezuelano do Parlamento Latino-americano Filinto Durán.