Jandira lança programa de meio ambiente e critica privatização da Cedae
Neste sábado (27), a candidata à Prefeitura do Rio, Jandira Feghali, fará o lançamento do seu Programa de Meio Ambiente. Na ocasião, os funcionários da Cedae denunciarão a tentativa de privatização da empresa pelo governo Sérgio Cabral (PMDB). Também esta
Publicado 25/09/2008 18:43 | Editado 04/03/2020 17:05
A cidade do Rio é a maior consumidora das águas do Sistema Guandu, que abastece diariamente 6 milhões de pessoas, entre uso residencial e industrial. A privatização da Cedae vai provocar aumento da tarifa de água para a população. Jandira se somará em solidariedade aos trabalhadores e técnicos da Cedae nesta luta.
Fora lixão
Durante o evento, Jandira reafirmará sua posição contrária à construção do lixão de Paciência. Nas mais de 15 comunidades do entorno de Paciência vivem 200 mil pessoas que serão prejudicadas. Empresas da Zona Oeste já declararam que vão mudar da região ou não irão se instalar se o lixão for construído.
A Prefeitura do Rio quer colocar 10 mil toneladas de lixo por dia na Serra de Paciência, que afetará toda a população, pois criará um caos na Avenida Brasil com 600 carretas de lixo por dia. O projeto é ilegal, a licitação foi cancelada pelo Tribunal de Contas do Município e o Ministério Público considerou irregular a licença ambiental concedida às pressas pela Feema.
Para Jandira, a construção do lixão significa doenças, poluição e pobreza. Para ela, o Rio precisa cuidar do lixo que produz através da reciclagem, da coleta seletiva com participação dos catadores e da geração de energia do lixo urbano.
Em seu programa de Meio Ambiente, Jandira propõe a criação de um Sistema Municipal de Gestão Integrada do Lixo Urbano, com prioridade na geração da energia do lixo, a coleta seletiva com participação dos catadores e de programa de educação ambiental e sanitária nas escolas municipais e comunidades; além do desenvolvimento da cadeia produtiva da reciclagem: criação de pólos de reciclagem e a construção de ecofábricas, para a industrialização dos materiais reciclados em parceria com BNDES, Sebrae, Firjan, Flupeme, universidades e centros de pesquisa.
O Programa de Governo na área ambiental ainda enfoca outros temas que serão tratados de forma transversal com cooperação dos órgãos ambientais e as demais secretarias municipais. “Vamos promover uma “contaminação ecológica” de todos os órgãos públicos do município”, afirma a candidata.
O lançamento será às 10hs, no Clube 10 de Maio – Av. Cesário de Melo, 3.461, em Campo Grande.