Edvaldo Nogueira faz debate propositivo na TV Cidade

Comprometido com a troca de idéias, a discussão de projetos e a apresentação de propostas para o desenvolvimento sustentável de Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) mostrou porque é bem avaliado por mais de 70% da população no debate com os candid

Em duas horas de programação, o prefeito evitou fazer o jogo das baixarias, provocações e demagogias dos adversários. O foco principal foi a explanação das realizações que fizeram de Aracaju a capital brasileira da qualidade de vida e do programa de governo em discussão com a sociedade para consolidar os avanços dos últimos anos. “Nunca se fez tanto em tão pouco tempo. Estamos investindo em obras e serviços que têm mudado a face da cidade”, ressaltou.


 


Segundo Edvaldo Nogueira, o eleitor que acompanhou atentamente o debate compreendeu que Aracaju vive um dos melhores momentos da sua história graças a parceria com as três esferas de governo, aliada a uma gestão ética e competente. “Aplicamos o dinheiro público de forma honesta e eficiente, de modo a atender às necessidades de todos, sobretudo aqueles que mais precisam. Aliado a isso, isentamos mais de 50 mil famílias do IPTU e estamos aplicando um volume de investimentos recorde na cidade”, destacou.


 


O evento foi divido em cinco blocos ancorado pelo jornalista Carlos França com perguntas, respostas e comentários de parte a parte, seguido das considerações finais de cada um dos participantes. Excetuando o prefeito, que optou por adotar uma postura mais propositiva e afirmativa, os demais candidatos usaram de recursos como sarcasmos, gracejos, piadas e até inverdades para tentar manipular a opinião pública.


 


No primeiro bloco os prefeituráveis responderam à seguinte pergunta: porque o senhor quer ser prefeito de Aracaju? Edvaldo enfatizou a necessidade de avançar nas realizações que fizeram da cidade a capital brasileira da qualidade de vida e a capital do Norte e Nordeste em geração de emprego e renda. Além disso, foram lembradas obras importantes para crescer com inclusão social, como a infra-estrutura do Santa Maria e do Coqueiral, a construção da Orla Pôr-do-Sol do Mosqueiro, o programa  de ciclovias e os 80 km de recapeamento asfáltico.


 


Na terceira rodada de discussões os candidatos fizeram perguntas entre si sobre temas diversos; depois foi de Carlos França levantar as questões dos jornalistas e da produção. Cada participante do debate foi perguntado duas vezes, com direito a comentários de ambas as partes e as considerações finais, que marcaram o encerramento. Os temas mais recorrentes foram cultura, saúde, educação, desenvolvimento urbano, transporte e moradia.


 


Rivalidade


 


Para o coordenador de marketing da campanha do PCdoB, Carlos Cauê, o debate foi positivo e mais uma vez mostrou ser um instrumento importante para auxiliar o eleitor na escolha do voto, apesar de os adversários terem tentado enveredar pelo campo da baixaria e do desrespeito. “Edvaldo se saiu muito bem ao apresentar o trabalho que fez e que se propõe a fazer. Mas infelizmente nenhum dos demais candidatos quis isso. Ao contrário, preferiram formar uma espécie de aliança para tentar enfraquecer a liderança mais bem situada nas pesquisas e criar um clima de rivalidade”, comentou.


 


Apesar de ter lamentado a postura dos demais concorrentes, que tentaram fragilizar sua imagem com ataques gratuitos e desrespeitosos, o prefeito considerou o evento da TV Cidade uma iniciativa excelente para a consolidação da democracia. “É fundamental debater com a sociedade e os candidatos. Á medida que se confrontam as idéias, é possível observar comportamentos, posturas e idéias que irão ajudar a formar o juízo de valor do eleitorado para o dia 05 de outubro”, comentou.


 


Presenças


 


Edvaldo chegou acompanhado do governador Marcelo Deda (PT), do candidato a vice Silvio Santos (PT), da primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, de Carlos Cauê, do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ulices Andrade (PDT), além de secretários estaduais e municipais. Também participaram do debate os deputados federais Jackson Barreto (PMDB) e Valadares Filho, a deputada estadual Tânia Soares (PCdoB), o deputado estadual Zeca da Silva (PSC), além de jornalistas e autoridades.