Salvador: Comício de Pinheiro leva multidão ao Farol da Barra

Uma grande multidão ocupou o Farol da Barra na noite deste sábado (27/9) para ouvir as propostas Walter Pinheiro, candidato à prefeito da coligação Salvador, Bahia, Brasil (PT, PCdoB, PSB e PV). Cerca de 20 mil pessoas participaram do Comício da Vitória,

Já passava das 21 horas, quando Pinheiro subiu ao palco para falar sobre os seus projetos para transformar Salvador em uma cidade mais justa e menos desigual. O público fazia uma grande festa, embalado pelo resultado da pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado, que apontou empate técnico na primeira colocação entre ACM Neto (DEM), o prefeito João Henrique (PMDB) e Pinheiro (PT), que têm respectivamente 25%, 23% e 21% das intenções de voto. A diferença fica dentro da margem de erro da consulta que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.


 


De acordo com a pesquisa, o ex-prefeito Antonio Imbassahy (PSDB) tem 15% das intenções de voto e Hilton Coelho 4%. Os votos brancos ou nulos somam 6% e 5% dos entrevistados se declararam indecisos.O Datafolha ouviu 1.008 eleitores nos dias 25 e 26 de setembro.


 


Este resultado torna ainda mais indefinida disputa pelo Palácio Thomé de Souza, uma vez que não é possível apontar quais candidatos chegarão ao segundo turno das eleições. A analise dos números das pesquisas realizadas até o momento, apontam grandes possibilidades de que Pinheiro conquiste a vaga para a disputa, chegando à frente de João Henrique e ACM Neto no primeiro turno. Isto se evidencia pelo crescimento constante de Pinheiro, o fato de ser o candidato com o menor índice de rejeição, além da  estagnação e da queda nas intenções de votos para os outros dois candidatos.


 


 


Vitória da esquerda


 


Muito aplaudido, Pinheiro começou sua fala agradecendo o apoio recebido.“Quero agradecer a todos que estão levando a campanha para as ruas. Aos vereadores que vão ajudar a formar uma Câmara mais digna e que não repita a sessão vergonhosa que aprovou o novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). À militância do PCdoB, PT, PSB e PV, que acreditou desde o início, mesmo quando nossa candidatura aparecia com 3% das intenções de voto. Ao PCdoB, PSB e PV que retiram suas candidaturas e nos apoiaram desde o começo, assim com fizeram com Lula e Wagner. É graças a este trabalho para a unificação da esquerda que chegamos aqui e vamos vencer esta eleição”, disse.


 


“Muitos estão tentando enganar o povo, dizendo que estão com Lula e Wagner, mas o povo sabe que o PCdoB, PT, PSB e o PV é que apoiaram o presidente Lula desde o começo. Que eu faço parte do mesmo partido que eles e não apareço ao lado deles apenas agora em fotos e eventos. Estamos sendo criticados porque denunciamos a farsa da propaganda enganosa da Prefeitura, que mostrava obras que não existiam. Pior ainda é a justificativa de que a propaganda mostra uma emoção futura. Ou seja, o povo já tava feliz pelo que ainda era só projeto. O povo não se engana não. Vamos mudar a cidade. E a  primeira mudança que Salvador precisa é na administração. Nós vamos governar para o povo e sem precisar de nenhum cacique ou tutor”, declarou  Pinheiro, referindo-se ao candidato João Henrique e possivelmente ao ministro da Integração Nacional Gedell Vieira Lima.


 


Acompanhado da família, Pinheiro lembrou sua origem humilde. Aproveitou para cutucar o candidato ACM Neto comparando sua trajetória com a do herdeiro de uma das maiores fortunas da Bahia. “Eu tive que trabalhar desde cedo para sustentar minha família. Nunca tive indicação para cargo público ou pedi favores políticos a ninguém. Tudo que conquistei foi com muita luta, por isso vou trabalhar para melhorar a qualidade da educação e do transporte coletivo, para oferecer um serviço de saúde digno e por moradia adequada. Vou cuidar também do desenvolvimento econômico desta cidade, que é essencial para a geração dos empregos que o povo de Salvador precisa para viver com dignidade”, conclui.



 


Apoios importantes


 


A certeza da vitória de Pinheiro ficou evidente nos discursos das lideranças políticas que subiram ao palco. Ao falar em nome do PCdoB, a deputada federal Alice Portugal lembrou a importância de eleger um prefeito comprometido com os interesses da população. “Precisamos eleger Pinheiro e Lídice para transformar Salvador em um lugar melhor para se viver. A cidade não pode viver com um espectro de prefeito, que não honra os compromissos de campanha para atender os interesses de uma minoria. Precisamos de um prefeito que melhore a vida do nosso povo, por isso vamos eleger Pinheiro”, afirmou Alice.


 


O ex-ministro Waldir Pires também reformou a necessidade de mudanças na forma de administrar a capital. “Salvador merece dirigentes com a integridade de Pinheiro e Lídice. Esta cidade foi decisiva para as vitórias de Lula e Wagner, por isso não tenho dúvida que vai saber escolher o melhor prefeito”. Mesmo com problemas de saúde, Waldir Pires fez questão de comparecer ao comício. “Este é um momento muito importante para Salvador. Não poderia deixar de trazer minha palavra de apoio a Pinheiro”, disse Waldir.


 


Um dos discursos mais aplaudidos foi o da candidata à vice-prefeita Lídice da Mata. “Hoje saiu mais uma pesquisa que mostra nosso crescimento. Nós já sabíamos disto, porque a melhor pesquisa que existe é o que vemos nas ruas, que dá a vitória a Pinheiro. Vitória esta que não é só de um candidato do PT, mas de toda a esquerda de Salvador. É a vitória da militância do PT, PSB, PCdoB e PV, partidos que ajudaram a construir a história desta cidade e que merece ter este reconhecimento”, frisou Lídice.


 


Os candidatos e candidatas comunistas à Câmara de Vereadores compareceram em peso ao comício, com suas bandeiras coloridas. Dirigentes estaduais  e municipais do PCdoB se fizeram presentes, entre eles, o presidente municipal do PCdoB, Geraldo Galindo e o deputado estadual Javier Alfaya.
 


De Salvador,
Eliane Costa