1º de Outubro: 59 anos de construção socialista na China

O governo da República Popular da China e o povo chinês tiveram muito a comemorar neste feriado nacional de 1º. de Outubro de 2008. São quase 60 anos de construção socialista em um dos maiores países do mundo, com uma população estimada em 1 bilhão e t

Na semana passada o país inteiro pôde assistir aos taiconautas chineses realizarem experiências científicas no espaço, inclusive com um passeio fora da cabine, fato que somente foi possível antes por obra de astronautas russos e americanos. E este ano foram realizados ao Jogos Olímpicos de Pequim e as Para-Olimpíadas, onde uma tradição olímpica de apenas 24 anos transformou a China na maior potência olímpica mundial batendo a hegemonia americana no quadro de medalhas.



Na 5ª. Sessão da 10ª. Assembléia Nacional Popular realizada em março de 2007, o primeiro ministro Wen Jibao resumiu assim as tarefas para este período em que a China está comemorando os 59 anos de República Popular: “Tomando a teoria de Deng Xiaoping e o importante pensamento da tripla representatividade como guia e colocando em prática em todos os sentidos a concepção científica do desenvolvimento, devemos acelerar a criação de uma sociedade socialista harmoniosa, aplicar conscientemente os princípios e políticas estabelecidos desde o 16º. Congresso do PCCh, reforçar e melhorar a continuidade da regulação e do controle macroeconômico, com ênfase no ajuste da estrutura econômica e a mudança do modo de crescimento econômico, no fortalecimento do aproveitamento dos recursos naturais e na proteção do meio-ambiente, no impulso da reforma, abertura e inovação independente e o impulsionamento do desenvolvimento social e a solução dos problemas concernentes à vida do povo, e promover a linha de construção socialista nos planos econômico, político, cultural e social, com o objetivo de criar um bom ambiente e condições para a celebração do 17º. Congresso Nacional do Partido”.



O secretário geral do Partido Comunista da China, Hu Jintao – em um seminário organizado pelo birô político do Comitê Central realizado no domingo passado em Pequim como parte das comemorações do aniversário da República – conclamou os membros do Partido a estudar a teoria socialista com as características chinesas de forma mais profunda. O professor Yan Shuhan, da escola do Partido, e Qin Xuan da Universidade Renmin, defenderam suas idéias de como aplicar esta teoria na prática. Presidindo o seminário, Hu Jintao afirmou que a teoria socialista com característica chinesa é o fundamento a partir do qual o Partido e o Governo chinês lastreiam a construção social e econômica da China. Ao final, Hu Jintao pediu aos órgãos do Partido em todos os níveis que tornem esta teoria o mais acessível possível a todo o membro do Partido para que a entenda e a aplique em sua área de trabalho que se estabeleça planos de longo prazo para desenvolvê-la a um novo patamar.



É sempre bom lembrar a experiência da construção socialista do século passado. Tanto na Rússia dos Czares, quanto na China da década de 1940, o proletariado não passava de 5% da população respectivamente, e essa minoria se propôs transformar radicalmente a sociedade. A construção da nova sociedade, com seus aspectos positivos e também negativos, é material muito importante para fazer avançar esta tentativa de implantação de uma formação econômica e social distinta do capitalismo.