Campos (RJ): Odete cresce ainda mais e prepara ida ao 2º turno

Na reta final de campanha, a candidata à Prefeitura de Campos, professora Odete (PCdoB), tem experimentado um grande crescimento. Pesquisas da semana passada mostram que Odete já registrava 9% dos votos e continuava em ascensão. O resultado pode ser visto

Odete também tem conquistado membros do PT e de outros partidos. Na TV, a candidata do PCdoB apresentou o apoio do ministro dos Esportes, Orlando Silva, que confirmou a opção do presidente Lula pela professora Odete.



No domingo (28), Odete participou do debate na TV Record, onde populares a consagraram como vitoriosa, o que pôde ser sentido nas ruas nesta semana.



As pesquisas só foram divulgadas no dia 1º porque estavam sob suspeita, por causa da metodologia usada. No Ibope o candidato Arnaldo Vianna (PDT) aparece com 36% e Rosinha Garotinho (PMDB) com 43%. Odete já alcançava 9%. Na pesquisa Sensus, o pedetista tem 46% e Rosinha, 37,2%. Odete aparecia com 7,6%. As duas pesquisas, que estavam impugnadas, foram liberadas pela juíza da 100ª Zona Eleitoral (ZE), Márcia Alves Succi.



A candidata Odete registra uma linha de crescimento reforçada pelos dados do Sensus que, pela margem de erro de 4,4% a situa com 12%, se aproximando do índice de 9% apontado pelo Ibope. Nos dois trabalhos anteriores do Ibope, a professora aparecia com 2% e 5%.



Em uma eleição que parecia caminhar para uma polarização entre as candidaturas do PMDB e do PDT – hoje separados, mas que já governaram juntos –, a grande novidade é Odete, que se tornou a verdadeira mudança para cidade. Em Campos, os dois primeiros colocados enfrentam diversas acusações de improbidade administrativa.



Os três candidatos restantes encontram-se fora da disputa. Pelo instituto Sensus, Paulo Feijó (PSDB) e Marcelo Vivório (PRTB) empatam tecnicamente com, respectivamente, 1,4% e 1%. Pelo Ibope, Feijó e Vivório têm os mesmos 1% — o candidato do PSDB tinha nas consultas anteriores do Ibope 4% e 2%. Graciete Santana (PCB) não foi a 1% nem no Ibope nem no Sensus.



Nesta quinta-feira (2), acontece o último debate televisivo, que ocorrerá na Rede Globo após a novela A Favorita. Odete pretende mais uma vez mostrar que pode moralizar a cidade, pois é a única que não responde processos na justiça, e melhorar os índices sociais. E desta forma, confirmar sua presença no segundo turno em Campos.