Chapa PT e PCdoB tem chances de ir ao 2º turno em Belém

O candidato a prefeito de Belém, Mário Cardoso (PT), e a vice Leila Márcia Santos (PCdoB), tem reais chances de chegar ao segundo turno da disputa na capital paraense contra o atual prefeito Duciomar Costa (PTB), primeiro colocado com 33% das intenções

Na última pesquisa do Ibope, realizada entre os dias 23 e 26 de setembro, Valéria Franco aparece com 18% das intenções de voto contra 12% de Mário Cardoso e 12% de José Priante (PMDB). Analistas locais apostam que os três já estão empatados tecnicamente.


 


Segundo os números do Ibope, Valéria Franco de fato está em queda livre. Na pesquisa do dia 8 de setembro, ela alcançou 25% das intenções e já era dada como certa no segundo turno contra Duciomar Costa. Já na dia 16 ela caiu para 20% e no último levantamento registrou 18%.


 


Nessas mesmas pesquisas, José Priante também registra queda. Ele começou com 14% oscilou para 16% e caiu para 12%. Já Mário Cardoso saiu de 8% subiu para 13% e no último levantamento registrou 12%. 


 


Parceria com Lula e Ana Júlia


 


Para chegar ao segundo turno, Mário Cardoso, que é professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), faz sua campanha colada na imagem do presidente Lula e da governadora Ana Júlia Carepa. Diz com freqüência que a sua eleição e da vice Leila Márcia significa a retomada dos projetos sociais em Belém que foram “destruídos” pelo atual prefeito, que tem 38% de rejeição no eleitorado, o maior entre os candidatos.


 


Os projetos sociais como bolsa-escola e família-saudável, implantados na gestão do ex-prefeito Edmilson Rodrigues, que foi eleito pela sigla petista, já não existem mais na capital paraense. O quadro de saúde em Belém é precário, sobretudo após o sucateamento do Pronto Socorro Municipal. Também é crítica a área de saneamento básico e o asfaltamento das ruas só começou nesse período eleitoral.


 


Projeto do PCdoB


 


Além da eleição da vice-prefeita em Belém, o PCdoB tem chances de eleger outro vice em Itaituba, cidade com mais de 100 mil habitantes. Nos quatro municípios do interior em que lançou candidatos, a sigla tem condições de eleger os prefeitos de Marapanin e Bujaru.


 


Em relação a última disputa municipal, o partido multiplicou o número de candidatos a vereador. São 336 dos quais 35 devem ser eleitos para assumir vagas nas Câmaras de Belém, Itaituba, Santarém, Canetá e Ananindeua.


 


Sem nenhuma representação na Câmara Municipal de Belém, sete candidatos do partido ligados aos movimentos populares, sindical e estudantil estão cotados para assumir ao menos uma vaga naquela Casa.


 


De Brasília,


Iram Alfaia