Rede de Atendimento à Mulher Vìtima de Violência foi tema de seminário
Capanema (Sejudh) 01/10/08 – “Construindo a Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência”, foi o tema do seminário regional que aconteceu no último dia 30 de setembro, no município de Capanema, contando com a presença de representantes da Secretari
Publicado 03/10/2008 16:56 | Editado 04/03/2020 16:53
Na ocasião foi realizada uma apresentação sobre as atividades do Centro Maria do Pará/Belém, pela psicologa e coordenadora do Centro, Jureuda Guerra.
A coordenadora explicou que Centro, que em breve será implantado em Capanema, é um instrumento de combate à desigualdade de gênero, principalmente no âmbito doméstico e familiar, onde se vêem os maiores índices locais de violência, tendo suas ações referenciadas pelas diretrizes do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, na Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e na Lei Maria da Penha, a serem realizadas em articulação com o Comitê Estadual e Regional de Monitoramento e Avaliação das Políticas de Enfrentamento à Violência contra a Mulher concebida pela Coordenadoria de Promoção dos Direitos da Mulher da SEJUDH, em parceria com os órgãos governamentais e não governamentais envolvidos com o problema.
O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, José Roberto Martins, destacou que o Centro Maria do Pará – Capanema será um espaço direcionado para toda a região do Caeté. Enfatizando que será um meio pelo qual as mulheres poderão se defender, conhecer seus direitos. “Nós precisamos dar respostas urgentes para aqueles que teimam em violar os direitos da mulher”, frisou.
Roberto Martins explicou ainda que a política de promoção dos direitos da mulher se apóia em três vertentes: promoção, proteção e reparação dos danos causados. “É importante destacar também que a consolidação das políticas públicas parte da construção da Rede de Articulação entre as esferas de governo e sociedade civil”.
O Centro é uma conquista de todos os movimentos de mulheres do Estado do Pará, destacou Elisety Veiga Maia, presidente do Conselho dos Direitos da Mulher.
Visita – Durante a programação o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, José Roberto Martins, em companhia do prefeito de Capanema Alexandre Buchaka, da titular da Coordenação de Promoção dos Direitos da Mulher, Marcia Jorge Lima, da coordenadora do Centro Maria do Pará/Belém, Jureuda Guerra, e assessores, realizaram uma visita às instalações da casa onde funcionará o Centro no município.