Déda prevê vitória de Edvaldo no 1º turno em Aracaju

O governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), previu no encerramento da campanha que a eleição de Aracaju encerra-se no primeiro turno, com a vitória do seu candidato, o atual prefeito (e seu ex-vice-prefeito), Edvaldo Nogueira (PCdoB). Edvaldo, que apare

''O meu maior indicador do favoritismo de Edvaldo Nogueira, além de outros fatores, é a empatia que a criançada de Aracaju estabeleceu com ele. Meninos e meninas têm uma enorme capacidade de expressar uma simpatia que está oculta nos lares, assim como a de exteriorizar a antipatia dos pais por este ou por aquele candidato'', argumentou Déda. Segundo o governador, o que salta aos olhos na relação com Edvaldo são a simpatia e a ternura da gurizada.

Déda aproveitou para fazer um contraste com, o candidato do PMDB e segundo colocado nas pesquisas, senador José Almeida Lima. Disse que o peemedebista tentou se apropriar da infância (nos programas eleitorais), ''mas a infância não se apropriou dele''.

''Portanto, os dados todos indicam esta possibilidade de decisão logo no primeiro turno. Digo isto com base na lógica dos números e do calor das ruas, afirmou'', prognosticou Déda. Edvaldo Nogueira concorre à reeleição após dois anos de mandato como prefeito. Ele assumiu o cargo quando Déda se licenciou para concorrer ao governo do estado, quando ganhou no primeiro turno, com 52,5% dos votos.

A última pesquisa Ibope, encomendada pela TV Sergipe, atribui a Edvaldo 41% das intenções de voto, contra 18% para Almeida Lima. A soma dos votos de todos os outros candidatos fica 8 pontos percentuais abaixo dos 41% de Edvaldo. As entrevistas foram coletadas entre os dias 14 e 16 de setembro e a margem de erro é de quatro pontos.

Da redação, com agências