Ibope e Datafolha de hoje: Marta se mantém, Kassab sobe

O jornalista Ricardo Noblat (O Globo) antecipou em seu blog os números de duas pesquisas eleitorais – Datafolha e Ibope – para São Paulo, ambas fechadas neste sábado (4!). Ambas colocam o atual prefeito, Gilberto Kassab (DEM+Serra) no segundo turno, fora

O Datafolha, conforme Ricardo Noblat, dará 35% para a petista Marta Suplicy (oscilação de um ponto percentual para baixo em relação à pesquisa de segunda e terça-feira); 28% para Kassab (um ponto para cima); e 19% para o tucano oficial, o ex-governador Geraldo Alckmin  (sem oscilação).

Os resultados da pesquisa Ibope-Estadão-TV Globo já foram divulgados no site do jornal paulista. Marta tem 35% (mesma pontuação da pesquisa anterior, nos dias 25 e 26); Kassab 27% (dois pontos para cima); e Alckmin 17% (três pontos para baixo). O Blog do Noblat só errou, em um ponto para menos, a preformance de Marta Suplicy.

No comando da campanha Marta Suplicy formou-se – com atraso – o consenso de que Alckmin seria o candidato mais fácil de derrotar. Embora tenha uma rejeição mais elevada, Kassab vem ganhando terreno nas pesquisas; conta com o apoio do governador José Serra, que procurará enquadrar a ala alckimista do PSDB em uma aliança agora oficial com o DEM; e esse apoio será esmagador, já que a Prefeitura de São Paulo tem peso decisivo nos planos presidenciais de Serra para 2010.

Caso a votação de domingo confirme esta tendência, o segundo turno paulista tenderá a uma nacionalização e politização inéditas até agora na eleição municipal. A campanha de Marta tende a explorar ao máximo o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Hoje no auge do seu prestígio, o presidente conta com 77% de aprovação na Região Sudeste, conforme a última pesquisa CNI-Ibope (a média nacional chega a 80%).

Lula, decidido a fazer o seu sucessor, já vem freqüentando os palanques de Marta desde o primeiro turno. Nas três semanas entre os dias 5 e 26, deve intensificar a sua participação no palanque de São Paulo.

Da redação, com agências