Pesquisas mostram crescimento de Flávio Dino e indicam 2º turno

São Luis promete ser palco, neste domingo (5), de uma disputa acirrada entre o avanço e o retrocesso. As últimas pesquisas de intenção de voto do Ibope e da Escutec indicam franca ascensão da candidatura de Flávio Dino (PCdoB) e a estagnação de João Ca

Divulgada na noite de ontem (3), a pesquisa Ibope mostra João Castelo com 46% das intenções de voto, seguido de Flávio Dino, com 24%. Em terceiro lugar está Clodomir Paz (PDT), que teve 5%, seguido de Raimundo Cutrim (DEM), 4% e Cléber Verde (PRB), com 3%, empatado com o peemedebista Gastão Vieira. Analisada a série de pesquisas do instituto, verifica-se que a candidatura de Flávio Dino foi a que mais cresceu num curto espaço de tempo. Na primeira delas, o comunista aparecia com 4% no início de agosto. Passou a 7%, saltou para 16% e agora atinge 24%.


 


Apesar de registrar a ascensão de Flávio Dino, o último levantamento está sendo questionado. Segundo Marcio Jerry, um dos coordenadores da campanha do comunista, “a pesquisa Ibope apresenta discrepâncias em relação a outros institutos, que apontam Dino acima dos 30% e João Castelo recuado entre 40 e 42%”, disse, referindo-se a sondagens feitas recentemente pelo instituto local Escutec. Mesmo que analisando os números do Ibope, é possível dizer que a tendência é que haja segundo turno em São Luís, devido principalmente ao número de indecisos (9%) e a margem de erro, que foi de 3%.


 


Jerry denuncia que “um fato grave marcou” a atual pesquisa. “Há informações seguras de que o Ibope terceirizou a coleta e a tabulação. O serviço foi feito pela Opinare, ligada a um dos coordenadores de campanha de João Castelo, Aziz Santos, atual secretário de Planejamento do Maranhão”. Ele também destaca que “a estranha pesquisa Ibope, repercutida pelos jornais ligados a Castelo, têm o claro objetivo de criar um ambiente propício a fraudes e compra de votos, bem como interferir no voto do eleitor, criando um clima de vitória inevitável do tucano”.


 


Porém, ressalta, “uma coisa todos os institutos apontam: o grande crescimento da candidatura de Flávio Dino, o que indica tendência de ampliação desses índices nas urnas amanhã”. O crescimento, vale ressaltar, aconteceu apesar do intenso bombardeio dos tucanos. Por meio de recursos ilícitos e difamatórios – que demonstram o atraso da forma de fazer política de João Castelo – a candidatura do PSDB procurou desgastar o comunista. Entre outras coisas, apelou para injúrias envolvendo a vida pessoal do candidato e até mesmo o já manjado preconceito contra os comunistas.


 


No início da semana, Flávio Dino concedeu entrevista coletiva defendendo eleições limpas em São Luís. “Tinha esperança de que o embate nessas eleições se desse no campo da política e não na polícia”, lamentou. Na avaliação de Marcio Jerry, as diversas tentativas de desgaste foram frustradas. “Aquele discurso anticomunista, espécie de macartismo, não deu resultado. Flávio Dino continua crescendo”. Jerry salienta ainda que a campanha levou à Justiça indícios de que estaria sendo preparada uma “operação de compra de votos” o que, enfatiza, “exige da campanha e dos instrumentos institucionais uma atenção máxima”. Neste 5 de outubro, diz, “estaremos com nossas equipes nas ruas, fiscalizando o pleito para que o povo de São Luís possa manifestar sua vontade nas urnas”.


 


Neste último dia de campanha, Flávio Dino e seu candidato a vice Rodrigo Comerciário (PT), juntamente com a militância comunista e petista, está nas ruas de São Luís em 13 horas de campanha. Ele diz que está satisfeito com o desempenho da candidatura PCdoB-PT. “Fizemos uma campanha militante, agregadora, conversando com a cidade. Traduzimos o sentimento de mudanças presente no povo de São Luís”, diz. E finaliza: “demarcamos claramente a diferença entre um projeto de renovação, que se articula com o projeto nacional liderado pelo presidente Lula, e a mesmice local, que se articula ao projeto de direita dos tucanos. Estamos confiantes de que teremos segundo turno e nele, uma histórica vitória do nosso povo”.


 



*enviada a São Luis