ES: Helder e Vidigal sacramentam vitória também nas câmaras
O resultado das eleições em Cariacica e na Serra mostram que, além do domínio absoluto nas majoritárias, Helder Salomão (PT/foto à esq.) e Sérgio Vidigal (PDT/foto à dir.) comandaram as eleições proporcionais. O petista conseguiu manter sua base de
Publicado 06/10/2008 20:00 | Editado 04/03/2020 16:43
O prefeito Helder Salomão foi reeleito com 128.219 votos (70,89% do total de votos válidos) no município de Cariacica. Enquanto o ex-prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, irá reassumir sua cadeira em 1 de janeiro de 2009 levando na bagagem 176.684 votos, um total de 94,21% de todos os votos válidos, apesar de a disputa ser contra o inexpressivo vereador do município Tio João (PRTB).
Mesmo com vitórias tão significativas – as maiores de Grande Vitória. Os dois vencedores têm ainda mais motivos. Além do bom desempenho nas majoritárias, foram eles quem deram as cartas nas eleições para vereador.
Em Cariacica, o mandato bem avaliado do prefeito fez a imagem de Helder se tornar o melhor cabo eleitoral do município. Ele não só conseguiu manter a sua base de apoio na Câmara como ampliá-la.
As projeções apontavam chances de o PT eleger de dois a três vereadores, porém, o desempenho foi ainda mais superior fechando sua bancada com quatro vereadores. O único vereador no município, Capim, foi reeleito, enquanto os novatos Djalma Dias (o mais votado do município), Zé Luiz e Manoel Rodrigues da Vitória faturaram suas vagas.
Na Serra, o resultado das eleições mostrou que Vidigal conseguiu superar a imagem do atual prefeito, Audifax Barcellos (PDT), que no início do processo eleitoral protagonizou um conflito aberto pelo direito à reeleição que lhe foi negado. O PDT sofreu mudanças radicais em sua bancada, caiu de oito para quatro vereadores. Mas o mais significativo mudança é o nível da renovação, já que nenhum dos eleitos possuía mandato. Um baque forte nas candidaturas apoiadas pelo atual prefeito.
Fonte: Século Diário, Nerter Samora.