SP: Base do governo vence em 13 dos 16 maiores municípios da Grande São Paulo
Berço do Partido dos Trabalhadores e com tradição por eleger candidatos de partidos progressistas, a grande São Paulo reúne quase 5 milhões de eleitores. Nove prefeitos de partidos da base aliada venceram as eleições já no primeiro turno.
Publicado 06/10/2008 00:54 | Editado 04/03/2020 17:18
Dos oito municípios com mais de 200 mil votos, foram eleitos no 1º turno o prefeito de Osasco, Emídio (PT), o deputado estadual Mário Reali em Diadema (PT) e Sérgio Ribeiro do PT, em Carapicuíba.
Nas oito cidades com mais de 100 mil votos, os candidatos que participam dos partidos que compõem a base aliada do governo Lula venceram as eleições nas cidades de Barueri (Furlan do PMDB), Taboão da Serra (Dr. Evilásio – PSB), Suzano (Marcelo Cândido – PT), Embu (Chico Brito – PT), Itapevi (Dra. Ruth – PT) e Ferraz de Vasconcelos (Jorge Abissamra – PSB).
Cinco candidatos do PT ficaram em primeiro lugar no 2º turno e são favoritos na disputa do 2º turno nos municípios de Guarulhos, São Bernardo do Campo, Santo André e Mauá.
Em Guarulhos a disputa será entre Almeida do PT e Carlos Roberto do PSDB. Em São Bernardo do Campo, onde o PT não ganha uma eleição desde 1988, Luiz Marinho teve 48,25% dos votos e vai disputar o segundo turno com Orlando Morando do PSDB.
Em Santo André, o deputado estadual do PT, Vanderlei Siraque teve 48,9% dos votos no primeiro turno. Em segundo lugar ficou o Dr. Aidan do PTB com 21,75% dos votos.
Em Mauá, o deputado federal do PT, Oswaldo Dias disputará o segundo turno com Chiquinho do Zairo, do PSB, partido que também participa da base aliada do governo Lula.
Em Mogi das Cruzes a vitória foi do DEM no 1º turno com Marco Bertaiolli. O PSDB elegeu o prefeito de Cotia, Carlão Camargo e o PR o de Itaquaquecetuba, Armando da Farmácia.