Vila Velha ES: Hercules e Neucimar começam a buscar apoios para o segundo turno

O segundo turno em Vila Velha (ES) terá um perfil diferente da primeira etapa. Os ataques devem dar lugar às propostas e às declarações de apoio. No dia seguinte à votação as articulações já foram iniciadas tanto pelo grupo de Neucimar Fraga (PR/f

O prefeito Max Filho (PDT) foi o primeiro a se posicionar sobre a questão do apoio. Disse que não vai subir em nenhum palanque, abrindo assim o PDT para o assédio dos outros partidos. O PT, diante das acusações que fez a Neucimar, não vai dar apoio ao PR.


 


Mas Neucimar é um deputado federal da base do governo Lula e a posição do PT de Vila Velha pode chocar-se com os interesses do PT nacional, já que se perder a eleição no município Neucimar volta para a Câmara. Já Hercules é deputado estadual.


 


O ex-prefeito Vasco Alves (PRTB) – ressentindo com a forma como foi tratado pela Justiça Eleitoral, já que ficou fora do pleito – também terá um papel importante, já que, embora sofra uma grande rejeição, é um grande puxador de votos, sobretudo junto à parcela mais pobre da população.


 


Outro grande puxador de votos, o ex-prefeito Jorge Anders (PSL), que também não teve os votos contabilizados, pode dar um incentivo para a campanha que decidir apoiar, já que estava contado para ser um dos vereadores mais votados do município.


 


A abertura do campo de atuação dos candidatos também será decisiva. Isto porque se Hércules tem votos nas classes D e E, Neucimar cai nas graças da classe mais populosa.


 


Hartung


 


A grande dúvida que paira no município, porém, está na dúvida sobre o apoio do governador Paulo Hartung (PMDB), já que os dois candidatos no segundo turno são palacianos. A maior vitória Hartung já conseguiu, tirando o grupo dos Max da prefeitura do maior colégio eleitoral do Estado.


 


A posição de Hartung é importante porque, além do apoio, com ele Hartung leva seus artifícios eleitorais, como as pesquisas do Instituto Futura, os recursos das multinacionais, entre outros. Nesta segunda, em entrevista à rádio CBN, o governador disse que vai ouvir os dois lados, mas não deixou claro qual dos candidatos irá apoiar.


 


Outro importante apoio é o do senador Magno Malta, que ajudou na virada de Casteglione em Cachoeiro e que pode vir em auxilio do candidato do seu partido, o PR.


 


Câmara


 


Um importante apoio o deputado Neucimar Fraga já conseguiu. Ele sairá para o segundo turno com o apoio da maioria da nova Câmara de Vila Velha. O grupo dele elegeu oito vereadores, contra cinco de Hércules. Completam o plenário dois vereadores do PT e dois do grupo de Max Filho.


 


Fonte: Seculo Diario Renata Oliveira, foto capa: carlito Medeiros/Syã Fonseca.