Rússia critica incapacidade de sistema de segurança global
O presidente russo, Dmitri Medvédev, afirmou nesta terça-feira (7) que os acontecimentos no Iraque, Kossovo, Afeganistão e no Cáucaso refletem “com clareza” a ineficácia do atual sistema de segurança global e uma necessidade de mudanças.
Publicado 07/10/2008 15:14
“Os acordos existentes ao respeito deixaram de responder à situação real no mundo”, sustentou Medvédev em breves reflexões divulgadas em vídeo-blog, presente no site oficial do Kremlin.
O presidente disse que a incapacidade do sistema global de segurança é corroborada por numerosos conflitos regionais como Kosovo, Iraque e Afeganistão.
Assegurou, por outro lado, que os problemas da política internacional e a crise do sistema financeiro mundial exigem ações “conjuntas e urgentes”.
Ao insistir na atualidade do tema, Medvédev lembra que sugeriu a criação de um novo sistema europeu de segurança durante a reunião do Grupo dos Oito, realizada em junho passado, em Berlim.
“Estou convencido de que há que avançar e analisar tal documento com posições concretas”, destacou o chefe do Kremlin.
Depois da agressão georgiana contra a Ossétia do Sul, em 8 de agosto passado, com uma Europa dividida para condenar Tblissi pelo massacre de civis e desejos de duras represálias para a Rússia, Moscou advertiu sobre a fragilidade do sistema e a falta de confiança mútua.
Estas e outras reflexões deverão ser parte da intervenção do presidente russo amanhã, na cidade francesa de Evian, numa conferência sobre política mundial e as crises atuais.
Segundo a agência RIA Novosti, Medvédev e seu par francês, Nicolás Sarkozy, encerrarão o fórum que tem a presença de políticos de diversos países do continente.