EUA: Obama aumenta vantagem em relação a McCain

O candidato presidencial democrata, Barack Obama, aumenta a vantagem sobre o republicano John McCain em relação às eleições gerais de novembro, de acordo com o site Real Clear Politics.

De acordo com um balanço de pesquisas do portal, Obama supera McCain por 6,3 pontos percentuais ao senador por Arizona.



Também nos três estados considerados por especialistas como chave para a decisão das eleições, o aspirante democrata aparece na frente  no resumo revelado pelas empresas de pesquisa Gallup e Rasmussen, a revista Time e as emissoras de TV CBS e ABC, entre outras.



Obama domina na Pensilvânia e em Michigan por mais de sete pontos, enquanto em Ohio conta com uma margem favorável de três unidades.



O estudo do Real Clear Politics cataloga os estados do país em “indefinido, definido, ou pró um ou outro pretendente à Casa Branca.



Tal classificação leva em conta a tendência de votação republicana ou democrata nas eleições anteriores, além de pesquisas aplicadas durante a atual campanha eleitoral.



Sobre a situação em estados indefinidos, o senador oposicionista de Illinois lidera até o momento na Florida, Virginia, Carolina do Norte e Nevada, onde os republicanos triunfaram nas eleições presidenciais de 2000 e 2004.



Por outro lado, dentre os sete estados que o site indicam como “inclinados” a apoiar Obama, estão Washington, Nova Jersey, Wisconsin e Minnesota.



Em relação aos estados definidos, Obama encabeça as intenções de voto em lugares imporantes como California, Nova York, Illinois, Massachusetts, Oregon e Iowa. McCain é o líder nas intenções de voto no Texas, na Geórgia, Alabama, Kansas, Lousiana e Arizona.