PCdoB elege dois vereadores no Cone Sul de Rondônia

Pela primeira na história, o PCdoB elege vereadores na região conhecida como Cone Sul, no estado de Rondônia. Em Cerejeiras, foi eleito Reinaldo do Sindicato; em Corumbiara, Bugre da Linha 4.  Em ambos os municípios, o partido foi organizado pelo seu


Além de Cerejeiras  – onde o PCdoB também disputou a vice-prefeitura, na coligação com o PT –, Colorado e Corumbiara, o partido participou das eleições em Vilhena, com cinco candidatos a vereador. Juntos, mais os votos de legenda, perfizeram cerca de 20% do total de votos necessários para a coligação com o PSB, PV e PSDB reelegesse a vereadora “verde” Eliane Back.



Mesmo ainda sendo um partido pequeno na região, é importante ressaltar – conforme a direção local – que houve um crescimento muito grande se comparado a 2004, quando Olivar estava a apenas um ano no partido e não havia filiado e nem articulado nenhuma candidatura. Na época, o PCdoB obteve apenas 30 votos em Vilhena e não disputou a eleição em nenhuma outra cidade da região.



Quatro anos mais tarde, o PCdoB obteve um saldo positivo ao eleger os dois parlamentares no Cone Sul e  participado das eleições em quatro do total de sete municípios desta região. Além de ter obtido uma votação razoável em Vilhena, capaz de reeleger uma vereadora da coligação. Sem o PCdoB, diz a direção, Eliane Back não teria sido eleita.


 


Para conseguir tais resultados, Julio Olivar usou recursos próprios e rodou todos os municípios da região, convidando pessoalmente os candidatos que participaram do pleito de 2008, abonando pessoalmente suas fichas de filiação, orientando na parte burocrática e promovendo incontáveis atos políticos – muitos deles embaixo de árvores, em fundos de quintas e na zona rural – ao longo dos últimos quatro anos em que está no partido.


 


Segundo Olivar, o trabalho que desenvolveu não buscou apenas o crescimento quantitativo do partido, mas também a “difusão dos ideais do PCdoB”. Para isso, usou vídeos, panfletos e outros meios alternativos. Olivar percorreu também os acampamentos de sem-terra, associações, igrejas e outras entidades que lhe abriram as portas no interior de Rondônia.


 


De Porto Velho,
Neyson Freire