Artigo: PCdoB Minas fez a opção coerente

O candidato à PBH pelo PMDB, Leonardo Quintão, cumpriu o que prometeu semana passada: “não vou deixar essa noiva escapar”. E não deixou mesmo. O “casamento” aconteceu nesta segunda, 13. A comunista Jô Moraes estará com o peemedebista na alegria e na tr

Se analisarmos as trajetórias do PCdoB e do PSB, partido do adversário de Quintão, Marcio Lacerda, observaremos que a afinidade é maior com os socialistas. Há bastante semelhança entre a postura histórica das duas legendas. Mas, como diz uma regra já banalizada, cada eleição é uma realidade. Pela forma como se desenvolveu a disputa em Belo Horizonte, em um segundo turno, Jô não poderia seguir outro caminho, a não ser apoiar o PMDB, ou, como segunda opção, ficar neutra. Soaria muito estranho ela pedir votos ao candidato da “aliança”. Mesmo porque, o arranjo em torno do adversário envolve uma “muvuca” de partidos políticos, entre os quais o PSDB. Sinceramente, não dá para o PCdoB dividir a mesma marquise com os tucanos.


 


E não somente por isso. Durante grande parte da disputa, Jô e Lacerda polarizaram o pleito, já que apareciam juntos na liderança das pesquisas. Nessa fase, percebeu-se um clima de certa hostilidade por parte do peessedebista, cujo ápice ocorreu na infeliz entrevista que Marcio deu ao jornal Hoje em Dia, dizendo que pisaria em pescoços por aí. Atitude que condeno. Assim como condeno calúnia e difamação, registre-se. Fato é que não há como compactuar com atitude tão impulsiva. Curioso é que ao mesmo jornal Hoje em Dia, publicado nesta terça, 14, Marcio Lacerda diz que os eleitores de Jô Moraes, mais de 100 mil, votarão nele. Como assim, cara-pálida?


 


Pesquisa



Foi divulgado o primeiro levantamento sobre as intenções de voto para o segundo turno. A pesquisa DataTempo/CP2 mostra Leonardo Quintão quase 30% à frente de Marcio Lacerda. Pelo cenário desenhando, o favoritismo de Quintão era certo, mas a margem é que surpreende. Nem o mais otimista poderia imaginar tamanha distância. Por falar em pesquisa, será por que cargas d’água a primeira demorou tanto tempo para sair, já que no Rio e em São Paulo sabe-se das intenções dos eleitores desde semana passada? Vai saber…


 


“Chutar a bunda”



A campanha de Marcio Lacerda tem usado várias vezes em sua propaganda na TV um vídeo feito na clandestinidade, durante convenção do PMDB, em Ipatinga. Naquela cidade, o pai de Leonardo Quintão, Sebastião Quintão (PMDB), é prefeito, e concorreu à reeleição, sendo derrotado por Chico Ferramenta (PT). Na ocasião, Leonardo disse e repetiu: “Vamos ganhar [a eleição em Ipatinga] e chutar a bunda deles [PT]”. Particularmente, não gosto desse tipo de postura. Seja como for, a utilização desse vídeo sem a devida contextualização parece atitude de desespero. Não me lembro de uma eleição, com tamanha diferença entre os candidatos nas pesquisas, ser revertida em 10 dias.


 


Por Orozimbo Souza Júnior, jornalista e especialista em Comunicação Política.