Bahia: Governo vai renegociar dívida de agricultores familiares

Para renegociar as dívidas dos agricultores familiares inadimplentes no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Crédito Fundiário e do Programa Especial de Crédito para Reforma Agrária (Procera) a Empresa Baiana de Desenvo

A meta é zerar ou diminuir, consideravelmente, o número de inadimplência nos programas e beneficiar 137 mil agricultores familiares, atendidos pelo Banco do Nordeste e 30 mil pelo Banco do Brasil. Para isso, a mobilização será intensa e coordenada pelos gerentes regionais da EBDA nos 10 pólos de atuação da empresa em Irecê, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus, Itabuna, Paulo Afonso, Cícero Dantas, Barreiras, Feira de Santana, Jacobina e Senhor do Bonfim.


 


De acordo com o delegado do MDA, na Bahia, Lourival Magalhães “a idéia é mobilizar os agricultores onde estiverem, para que assinem o aditivo e não percam a oportunidade de efetuarem novas transações financeiras, estimulando-os a produzir”.


 


Os técnicos da EBDA, representantes dos movimentos sociais e agentes financeiros, de cada localidade, irão se reunir, no início desta semana para elaborar um planejamento com agenda, diária, de ação no campo. “Não mediremos esforços e colocaremos nossos técnicos à disposição dessa causa, contribuindo para melhorar a qualidade de vida do homem do campo”, assegurou o presidente da EBDA, Emerson Leal.


 


Prorrogação do prazo


 


O prazo para aderir à renegociação das dívidas de operações dos programas foi prorrogado até o dia 14 de novembro. A medida foi tomada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em reunião no dia 30 de setembro, por solicitação do MDA, já que muitos potenciais beneficiários da renegociação ainda não haviam feito seu pedido junto aos bancos.


 


Após o prazo de adesão, os bancos farão análise do caso de cada agricultor para que, até 31 de dezembro, seja informado sobre sua situação e possa optar pelo pagamento integral da dívida ou pela renegociação, ou seja, alongar o prazo de pagamento



Da redação local com Agecom-Bahia


e: