Paraná: O PC do B inicia balanço eleitoral e atualiza agenda partidária
O Secretariado do Comitê Estadual do PCdoB reuniu-se na segunda-feira (13) e deu início ao balanço do desempenho eleitoral do partido nas eleições municipais de 2008.
Publicado 15/10/2008 17:04 | Editado 04/03/2020 16:54
A avaliação inicial é de que o Partido, apesar de reveses em Curitiba e Pato Branco, acumulou forças e teve importantes vitórias, como a conquista da prefeitura de Wenceslau Braz, a primeira eleita pela legenda, e da vice em Foz do Iguaçu. Além da eleição de 11 vereadores, com destaque para a eleição de vereador na cidade de Maringá, terceira cidade do estado e Foz do Iguaçu.
Um documento será apresentado para o coletivo partidário definindo os rumos e as perspectivas do PCdoB para o próximo período. A direção partidária salienta também que ocorreu um revés das forças de sustentação do presidente Lula no Paraná.
Sobre a disputa da Prefeitura de Pato Branco, o Secretariado avalia que os camaradas fizeram uma forte campanha, baseada num amplo leque de forças, mas o quadro favorável às reeleições de prefeitos em todo o país, entre outros fatores, não nos permitiu lograr a vitória.
Sobre a campanha na capital, o secretariado considera que o lançamento de chapa própria para a disputa majoritária e proporcional foi importante, no entanto, o resultado foi condicionado pelo quadro adverso das eleições e que o fenômeno eleitoral que reelegeu a atual prefeito com 77% dos votos acabou por achatar todas as outras candidaturas e reduzir o número de vereadores dos partidos de oposição.
Mesmo sem a manutenção da cadeira de vereador na capital, o secretariado considerou a campanha positiva, pois divulgou amplamente o partido e suas lideranças através da TV, do rádio e o partido fez uma campanha militante em toda a cidade, apesar das limitações materiais e ainda da pequena estrutura do PCdoB curitibano.
O Secretariado saudou também a eleição de vereador pela primeira vez na cidade de Maringá, importante pólo do noroeste paranaense; e do vice-prefeito em Francisco Alves; além é claro de todos os eleitos conforme tabela abaixo.
O Secretariado Estadual está orientando os comitês municipais que se reúnam, avaliem os resultados e repassem as avaliações ao Comitê Estadual. Com base nessas avaliações, o Secretariado Estadual irá produzir um documento a ser debatido pela Comissão Política e pelo Comitê Estadual ainda esse ano.
Agenda
O secretariado convocou a reunião da Comissão Política Estadual para o dia 01 de novembro(sábado) e do Pleno do Comitê Estadual para o dia 06 de dezembro. No dia 07, será realizada uma reunião com todos os vereadores eleitos pelo partido no estado. Também foram convocadas plenarias estaduais da juventude e do setor sindical.
2° Turno
Em relação as disputas de Londrina e Ponta Grossa, o secretariado orientou a conduta do partido de não apoiar nenhuma das duas candidaturas que foram para o segundo turno em Londrina – Hauly e Belinatti.São representantes de forças spolíticas conservadoras. Em Ponta Grossa, indicaremos o voto em Sandro Alex (PPS).
Mais PCdoB
Uma campanha de mobilização partidária será realizada pelo Comitê Estadual,visando o fortalecimento orgânico, ideológico e de ampliação das fileiras do PCdoB. Realçar a nitidez e o caráter avançado do partido são os objetivos do partido com a campanha. Os detalhes, os meios, e perfil da campanha serão definidos na reunião da Comissão Política.