Sem categoria

Prefeitas do PCdoB fazem história na Bahia

Numa realidade onde o protagonismo feminino ainda é mantido na invisibilidade e as mulheres ainda estão sub-representadas na política, Irismá Souza, Olga Gentil, Sandra Vidal e Tânia Portugal, todas do PCdoB, são pioneiras. No dia 5 de outubro, elas foram

Vindas de realidades distintas, elas têm em comum o fato de se tornarem a primeira mulher a chegar ao maior posto do Executivo de seu município. As comunistas fazem parte do seleto grupo de 46 prefeitas eleitas na Bahia que assumem em 1º de janeiro de 2009.


 



Em 2008, o número de prefeitas eleitas cresceu 25% em relação a 2004, mas o número ainda é pequeno. Dos 417 municípios baianos, apenas 46, ou seja, 11% serão comandados por mulheres. Ainda assim a Bahia está acima da média nacional, que é de 9% de mulheres prefeitas. O percentual também é maior no PCdoB, que elegeu 18 prefeitos, sendo 4 mulheres, ou seja, 22% do total. O partido, que tem tradição na defesa da equidade de gênero, também elegeu a vice-prefeita de Caetité, Maria de Fátima Oliveira, duas das seis vereadoras de Salvador, Aladilce Souza e Olívia Santana, além de outras 22 vereadoras no interior do estado.


 


O PCdoB foi o partido que mais cumpriu a determinação de ter 30% de mulheres nas suas chapas nas capitais, segundo levantamento nacional de Secretaria Especial de Política para as Mulheres da Presidência da República. Inclusive superando a cota em 12 delas. Na Bahia, o partido lançou seis candidaturas femininas à prefeitura e elegeu quatro: Irismá de Souza, em Gandú; Sandra Vidal, em Ibicoara; Olga Gentil, em Matina  e Tânia Portugal, em São Sebastião do Passe. As duas primeiras foram eleitas pela primeira vez, enquanto Olga e Tânia foram reeleitas com votação expressiva.


 


Quebrando tabus
A eleição da médica Irismá Souza (Drª Irismá) como prefeita de Gandu quebrou dois fortes tabus: acabou com a hegemonia de 42 anos do carlismo na cidade e colocou uma mulher no maior posto do Executivo municipal. “O povo de Gandu não vai se arrepender do seu voto, pois vou fazer uma gestão com seriedade e  transparência, voltada para o bem-estar das pessoas. Vamos implantar políticas públicas, principalmente nas áreas da educação e saúde, que vão trazer o desenvolvimento para a cidade”, afirma Irismá.


 


Eleita com 55,9% dos votos válidos, Drª Irismá  tem agora o desafio de gerir uma cidade de 29.959 habitantes, a maior parte urbana, que sofre com a falta de saneamento básico, com deficiências na saúde e na educação. “Nós temos a missão de promover a mudança de verdade em Gandu. Vamos trabalhar para que a nossa cidade tenha serviços públicos de qualidade. Para começar, vamos investir na atração de mais empresas para a cidade e na criação de projetos que possam gerar mais emprego e renda para nosso povo”, garantiu Irismá.


 


Com 51 anos e casada com o agricultor Osvaldo de Andrade, foi no trabalho como médica ginecologista que  Irismá  passou a conhecer as carências da população de Gandu. Decidiu então que iria mudar a situação de abandono em que se encontrava a cidade e se candidatou a prefeita por outras duas vezes antes de se eleger em 5 de outubro. “Foram praticamente 20 anos de luta por mudança e agora é só uma questão de tempo”, afirmou Irismá, lembrando que há muito que fazer, pois a população local teve quase 42 anos ininterruptos de direitos negados pelos governantes da cidade.



Ibicoara
O povo de Ibicoara também optou pela mudança. A primeira prefeita da cidade, Sandra Vidal, foi eleita com 52% dos votos, apesar dos ataques de seus adversários políticos durante a campanha eleitoral. “Eles tentaram me desqualificar, mas a população deu a resposta nas urnas com a nossa eleição. Agora vou trabalhar para melhorar as condições de vida da população. O nosso projeto é aproveitar o potencial agrícola e turístico do município para alavancar o desenvolvimento e a qualidade de vida dos 17 mil moradores de Ibicoara”, afirma a prefeita eleita do município que é o maior produtor de batata da Bahia.


 


Sandra Vidal tem consciência de que a tarefa de governar Ibicoara não será fácil. “O nosso maior desafio será transformar a realidade de uma cidade que tem tudo para ser rica, mas é muito pobre. Ainda não tive acesso às contas da Prefeitura e ao orçamento para o próximo ano, mas já estamos levantando os dados para planejar uma gestão voltada para a educação, saúde e fortalecimento da agricultura familiar. Pretendemos implantar programas de assistência às mulheres, principalmente às grávidas que não possuem acesso ao pré-natal. Vamos cuidar também das nossas crianças, dos jovens e dos idosos ”, ressaltou Sandra.


 


O despertar para a política de Sandra Vidal  aconteceu durante o seu trabalho como assessora técnica da Federação dos Trabalhadores em Agricultura da Bahia (Fetag-BA) nas comunidades rurais de Ibicoara. No contato direto com as pessoas percebeu que podia contribuir para melhorar a qualidade de vida da população. “Ibicoara precisava de alguém que tivesse vontade e disposição para fazer as coisas. Desde o início da campanha eu me comprometi em transformar o município em um lugar melhor para viver e criar os nossos filhos e é isso que vou fazer”, frisou Sandra, que é casada com o deputado estadual Edson Pimenta (PCdoB).
 


Trabalho e reconhecimento
O sucesso do trabalho desenvolvido na Prefeitura foi o principal responsável pela reeleição de Tânia Portugal em São Sebastião do Passé com 55,5% dos votos válidos. A comunista assumiu a prefeitura em maio de 2005, após a morte de Valdemar de Andrade (PSDB), da qual era vice. Desde então desenvolveu um governo com forte participação popular. Implantou o orçamento participativo, o Programa Saúde da Família, o Centro de Especialidades Odontológicas, a Farmácia Popular, o Samu 192, além de investir na educação, no esporte e no lazer para a população.


 


Tânia trabalhou também para incluir o município na Região Metropolitana de Salvador, o que vai facilitar a atração de mais indústrias para a cidade e otimizar os programas de geração de emprego e renda. “A nossa vitória foi reflexo da credibilidade de um governo voltado para as pessoas. Humanizamos as ações da Prefeitura  e tivemos uma grande adesão da população durante a nossa  campanha. O povo reconheceu o trabalho de um governo que alinha o desenvolvimento econômico com a justiça social. Vamos continuar este trabalho e melhorar ainda mais os indicadores sociais de São Sebastião do Passé”, afirmou  Tânia, que venceu em todas as urnas do município.


 


Pedagoga com mestrado em Educação, pesquisadora da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e professora da Faculdade de Educação da Bahia, campus de Santo Antonio de Jesus, Tânia Portugal se destacou sempre pela defesa de educação de qualidade e mais oportunidades para os jovens. À frente da prefeitura, Tânia tem investido na universalização do acesso aos serviços públicos e em políticas públicas que tragam benefícios duradouros para a população de Passé.


 


Tânia Portugal foi a primeira mulher a assumir a prefeitura de São Sebastião do Passé e agora é também a primeira prefeita eleita na cidade. Sua administração sempre bem avaliada, o que contribuiu não apenas para a sua reeleição, mas também como mostra do sucesso das administrações comunistas na Bahia. Trabalhos como os desenvolvidos por Tânia em Passé, ajudaram no crescimento do partido em todo estado.


 


Matina


Um outro exemplo do sucesso das mulheres na política vem de Matina, um  pequeno e  jovem município da região do Semi-Árido baiano. Lá a prefeita Olga Gentil se reelegeu com  grande maioria dos votos. A primeira mulher a governar a cidade de pouco mais de 12 mil habitantes, conquistou sua vitória com o trabalho desenvolvido nos primeiros quatro anos de gestão, onde privilegiou ações nas áreas de educação, saúde e saneamento básico.


 


Olga Gentil trabalha também pela atração de programas de incentivo à agricultura e pecuária, principais fontes de renda da população, que vive em sua maioria na zona rural. “O fato de já ser prefeita facilitou a campanha, pois as pessoas já conheciam o nosso trabalho. Isso também aumentou nossa responsabilidade. Agora as cobranças serão bem maiores, mas estou preparada para isso. Vou continuar o trabalho que tenho feito até aqui, além de buscar mais recursos para a nossa região”, declarou Olga.


 


Professora aposentada, Olga Gentil ganhou projeção política em virtude do sólido trabalho social que desenvolve com a comunidade local. Foi este trabalho consistente que credenciou Olga  para disputar a prefeitura em 2004 e garantiu a sua reeleição agora. Sua forte vinculação com o povo a transformou na maior liderança de Matina, contribuindo também para a eleição de uma bancada aliada para a Câmara de Vereadores.


 


De Salvador,
Eliane Costa