Parnaibanos comemoram o Dia do Piauí
Uma solenidade cívico-militar, na praça da Graça, e um Te Deum na igreja matriz de Nossa Senhora da Graça, celebrada pelo bispo Dom Alfredo Schefler, marcou na manhã deste domingo,19, o Dia do Piauí na cidade de Parnaíba, a 330 quilômetros de Teresina, na
Publicado 19/10/2008 21:42 | Editado 04/03/2020 17:02
O Dia do Piauí é comemorado no dia 19 de outubro porque nesta data, no ano de 1822, em Parnaíba, piauienses liderados por Simplício Dias da Silva declararam a independência da província de Portugal e manifestaram lealdade ao imperador Pedro I.
O governador Wellington Dias chegou à praça da Graça por volta de 8 horas, quando recebeu honras militares e passou as tropas em revista.Em seguida, hasteou a bandeira do Brasil ao som do Hino Nacional, executado pela banda de música do Batalhão Major Osmar, da Polícia Militar do Piauí.
Após o desfile militar, Wellington Dias colocou uma coroa de flores no monumento ao dia 19 de outubro, no centro da praça da Graça. Outra coroa foi colocada no túmulo de Simplício Dias da Silva, localizado no interior da igreja de Nossa Senhora da Graça, do lado esquerdo do altar-mor.
Em seguida, o governador acompanhou a largada de um passeio ciclístico em homenagem á data e fez uma visita ao Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba. Ele ganhou da presidente do órgão, Lousinha Bezerra, brasões das famílias Dias, Araújo e Barroso.