Ibope nunca acertou pesquisa em São Luís, diz Flávio Dino

Em entrevista à TV Mirante na tarde desta segunda-feira (20), o candidato à Prefeitura de São Luís pelo PCdoB, Flávio Dino, voltou a demarcar campo com seu adversário João Castelo (PSDB). Em dois momentos de maior destaque, o comunista contestou os número

A troca de nomes foi uma forma de Flávio Dino lembrar o peso que Duda tem nos destinos da milionária campanha do tucano – que apesar do grande poder econômico, não conseguiu vencer no primeiro turno. “Os eleitores são livres e vão votar conscientes entre duas pessoas: ou Flávio Dino ou Du… – desculpe, ia falar Duda Mendonça – ou João Castelo”, disse Dino referindo-se ao relativo peso de Lula na hora do voto. Sobre o mesmo assunto, declarou ainda que “sou o candidato que reúne as credenciais – pela minha história – para fazer em São Luís uma política com desenvolvimento, distribuição de renda, paz e progresso” e para fazer pela cidade “o que Lula faz pelo país”.


 



Sobre a manipulação das pesquisas, enfatizou que “o Ibope nunca acertou nenhuma pesquisa em São Luís. Na verdade, deveria ser proibido de fazer pesquisas porque infelizmente tem se prestado à manipulação e à instrumentalização”. E completou: “o instituto Exata – que tem sido chamado de Inexata porque sempre erra – e o Ibope anunciavam que sequer haveria segundo turno”.


 



Dino afirmou que “o que há de concreto é o que toda cidade vem assistindo: uma polarização definida por dois candidatos bem diferentes em sua biografia, em sua vinculação a projetos nacionais e em suas perspectivas. Eu olho para o futuro enquanto Castelo olha para o passado”. E ressaltou: “tenho certeza de que domingo a onda 65 estará nas urnas. Na segunda-feira, vamos comemorar esse resultado importante para nossa cidade e novamente os institutos terão errado”.


 


Almoço com parlamentares
Logo após a entrevista, Flávio Dino foi a um almoço de apoio de deputados estaduais à sua campanha. Estavam presentes Rubens Júnior (PRTB), Eliziane Gama (PPS), Nonato Aragão (PSL), Marcos Caldas (PTdoB) e Edson Araújo (PSL), além do deputado federal Washington Luis Oliveira (PT). Embora não estivessem no restaurante, Helena Barros Heluy (PT), Valdiná Barros (PT) e João Batista (PP) também estão apoiando o comunista.


 



Todos os que participaram do evento são parlamentares de primeiro mandato o que, segundo Rubens Júnior, “reflete esse sentimento de renovação que o povo quer para a política do Maranhão”. O deputado disse ainda que “os deputados não deram apenas um apoio formal, mas estão de fato engajados na campanha. Dino é a alternativa para São Luís”.


 



Já a deputada evangélica Eliziane Gama salientou que “um grupo de religiosos foi usado para se declarar contrário à candidatura de Dino. Mas essa não é a posição dos evangélicos”. Marcos Caldas, por sua vez, afirmou que “estamos prontos para a batalha e trabalhamos 24 horas pela eleição de Flávio Dino porque queremos renovação para São Luís”.


 



Ao final do encontro, Flávio Dino disse que “há algo muito importante em comum entre todos esses parlamentares: são lideranças políticas novas, em seu primeiro mandato. Isso sinaliza bem o sentimento mais importante de nossa candidatura que é fato de olharmos para o futuro e querermos construí-lo com base em uma política moderna pautada pelo diálogo e por propostas de qualidade”.


 



Mega-carreata
Nesta última semana, a campanha de rua se intensificou e neste domingo (19) São Luís assistiu a algumas das maiores carreatas destas eleições (fotos). A candidatura de Flávio Dino fez três simultâneas. A maior delas teve a presença do candidato comunista e durou cerca três horas. Partiu do bairro de Coroadinho e foi até Lagoa da Jansen, contando com centenas de carros e a aprovação do povo nas ruas.  Em muitos momentos, os carros ocuparam importantes avenidas – como a dos Africanos, a Litorânea e a Carlos Cunha, com uma extensão que se perdia de vista. As atividades continuam e nesta terça-feira (21) haverá comício com a ministra Dilma Roussef, da Casa Civil, na Praça Deodoro, Centro, a partir das 18 horas.


 


 


De São Luís,


Priscila Lobregatte