Prefeito de Belém é denunciado por irregularidade em obra

Candidato à reeleição, o prefeito de Belém (PA), Duciomar Costa (PTB), foi denunciado por irregularidades nas obras do Portal Amazônia. O empreendimento visa a construção da avenida beira-rio na orla do rio Guamá e a Macrodrenagem da Bacia da Estrada N

A Ação Popular, na qual consta como réu o prefeito Duciomar, foi ajuizada pelo estudante Cláudio Ribeiro da Silva na 1ª Vara de Fazenda da Capital. Em nota, a Prefeitura Municipal de Belém respondeu que não tinha conhecimento da “denúncia infundada.”


 


O ex-secretário municipal de Urbanismo, Luiz Otávio Mota Pereira, confirmou a denúncia feita pelo estudante. “Em função de dificuldades e da mudança de rumo, em abril de 2007 eu saí da secretaria e as obras continuaram. Algum tempo depois, o projeto foi modificado no que diz respeito ao aterro hidráulico, que onera o custo de planilha”, disse ele ao jornal Diário do Pará.


 


Para o engenheiro, a ação é procedente. Ele só não sabe explicar qual o motivo que levou a Prefeitura a alterar o projeto original.


 


Efeitos na campanha


 


Ainda não se sabe o efeito da denúncia nesta reta final da campanha eleitoral. A última pesquisa Ibope, divulgada dia 11, portanto, antes dos fatos, apontou empate técnico entre Duciomar Costa e José Priante (PMDB). O atual prefeito tem 46% de intenções de voto contra 43% de Priante.


 


O peemedebista, que tem o apoio do PCdoB e PT, diz que a capital paraense recebeu mais de um R$ 1 bilhão para a saúde e sequer construiu um posto. A cidade também é considerada uma das mais violentas do país.


 


De Brasília,


Iram Alfaia