Governo propõe diálogo sobre a crise, oposição acentua crítica

Na expectativa de que haja um entendimento sobre as medidas do governo para conter os efeitos da crise internacional na economia brasileira, a Câmara dos Deputados promove nesta terça (21) a reunião da comissão geral que vai debater o tema. Com a prese

O líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS) diz que tem conversado com a liderança do PSDB e os demais partidos da oposição sobre a necessidade da aprovação de medidas. “É uma das coisas que nós temos conversado, a necessidade de tomarmos medidas que garanta a governabilidade interna e que impacte positivamente na economia.”


 


Henrique Fontana diz que está sendo proposta também a imediata votação da reforma tributária. Segundo ele, dentro de uma nova estrutura tributária o país estará fortalecido para enfrentar uma eventual diminuição do crescimento econômico nos próximos anos.


 


O líder do PSDB na Câmara, José Anibal, diz que a reunião servirá para que oposição cobre algumas respostas que ainda não foram dadas. “Queremos saber principalmente se o governo está preparado para diminuir a gastança pública para que haja maior capacidade de investimento por parte do governo”, diz o líder.


 


Disse que o governo precisa dar demonstração clara de sua capacidade em investimento em infra-estrutura, sobretudo para favorecer a exportação. “Já é certo que os agentes econômicos, as empresas, vão ter uma atitude de maior cautela no ano que vem e o crescimento não será tão vigoroso. Então é preciso que o governo compense isso com investimento maiores na infra-estrutura e logística”, disse.


 


De Brasília,


Iram Alfaia