Sem categoria

Campeão de votos em Caxias do Sul é expoente do movimento sindical

O comunista Assis Flávio da Silva Melo, 46 anos, é múltiplas vezes campeão. Tornou-se, com seus 8.399 votos, o vereador mais votado da história de Caxias do Sul, um dos maiores colégios eleitorais do estado, superado apenas por Porto Alegre. Também é o co

Ainda cumprindo uma intensa agenda de entrevistas a jornais e rádios da região, Assis revela que suas principais demandas serão lutar pelos direitos e bandeiras históricas dos trabalhadores, assim como buscar uma cidade melhor para a população. Cita o exemplo da necessidade de mais creches no município e promete cobrar do Executivo investimentos na universidade pública e na formação profissional. Assis reforça a bancada do PCdoB, que fecha o mandato com uma única representação, do também metalúrgico Renato de Oliveira.


 



O soldador-montador de 46 anos, casado com Auzilia e pai de Uelton, 14 anos e Kauana, 9 anos, chegou a Caxias do Sul em 1978, vindo da pequena Monte Alegre dos Campos, à época distrito de Vacaria. Começou a trabalhar em uma madeireira e, em 1980, assumiu um posto na Frasle, primeiro passo para envolver-se nos movimentos de greve que ocorreram a seguir.


 


Em 85, o sindicalista filia-se ao PCdoB. Em seguida concorre pela chapa de oposição a um cargo no Sindicato dos Metalúrgicos, do qual não saiu mais. Prepara-se agora para assumir o terceiro mandato na presidência da entidade. 


 



O resultado das urnas solidifica o trabalho desenvolvido entre o operariado cujas atividades mais recentes e memoráveis foram a campanha contra a Emenda 3, que tentava retirar direitos trabalhistas, e a campanha salarial inovadora e bem-sucedida do Sindicato dos Metalúrgicos deste ano – o reajuste de 9,4% foi destaque nacional. “O direito dos trabalhadores irá pautar os debates na Câmara de Caxias”, promete Assis. “Cada voto representou confiança e credibilidade. Meu trabalho na Câmara terá compromisso.” Assis Melo é também da direção estadual do PCdoB do Rio Grande do Sul e membro do Comitê Central do partido.


 


De Porto Alegre,
Isabela Soares