Dilma pede voto para Flávio Dino em comício com 10 mil pessoas

Dez mil pessoas, centenas de bandeiras e dezenas de lideranças políticas e sociais deram o tom da noite desta terça-feira (21) na Praça Deodoro, no centro histórico de São Luís. O motivo foi a participação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e

Poucas vezes em sua história recente São Luís viu tamanha mobilização de cunho político em clima tão festivo e pacífico. Visivelmente emocionada e feliz, a ministra – diversas vezes ovacionada como futura presidente do Brasil – fez um discurso contundente. “Tenho certeza de que Flávio Dino é o mais competente, sério e honrado prefeito para São Luís”, disse, ao lado de Dino, Rodrigo Comerciário, candidato a vice, e Tadeu Palácio, atual prefeito. Ela também pediu votos para o candidato e empenho da militância e de seus eleitores nestes últimos dias para conquistar mais votos.



 


Referindo-se indiretamente a João Castelo, candidato do PSDB, Dilma enfatizou: “alguns dizem que Lula não pertence a ninguém. Isso é mentira. Ele pertence ao povo brasileiro e está do lado de Flávio Dino”.



 


Dilma, que representava o apoio do presidente Lula à candidatura do comunista, também falou da necessidade de se acabar com as palafitas. “Lula não se conforma com a maldição das palafitas”. Por isso, explicou, investiu em programas como o PAC do Rio Anil que, uma vez prefeito, Dino pretende estender para outras áreas.
Vítima direta da ditadura militar, Dilma recordou que com Castelo o único diálogo estabelecido é na base da repressão, lembrando seu mandato de governador biônico – quando foi indicado pelos militares – e a truculência com que tratava especialmente os estudantes. Dilma fez questão ainda de dizer que “esses que agora dizem estar ao lado de Lula xingavam e desqualificavam  o presidente”. E completou: “queremos coerência e honradez. Esse apoio de ocasião não leva à transformação real do Brasil e apenas beneficia a eles mesmos”.


 


Castelo ‘não vai’
Rouco pelo excesso de atividades nos últimos dias de campanha, mas animado com a grande presença do povo de São Luís, Flávio Dino iniciou seu discurso dizendo que no começo do período eleitoral, quando tinha apenas 4% das intenções de voto, a vitória de Castelo parecia certa. “O ‘agora vai’ parecia verdade, mas agora a gente sabe que ele não vai”, brincou Dino com a palavra de ordem do tucano.  “Eles agridem, mentem, manipulam as pesquisas e continuo sorrindo. Devem pensar que sou louco. Mas a verdade é que confio no povo de São Luís”, continuou.



 


O candidato rebateu ainda o discurso tucano que insiste na suposta falta de experiência de Flávio Dino. “Isso demonstra que Castelo tem preconceito contra a juventude e mais uma vez age contra os jovens”.  Por fim, reforçou: “com a ajuda de cada um de vocês, serei o melhor prefeito que esta cidade já teve”. Finalizados os discursos, Dino desceu do palco e passeou por entre o povo.


 


Medo do povo
Após o comício, o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, presente no evento, disse que “esta é uma campanha muito forte, com a disputa entre duas posições antagônicas”. Castelo, explicou, “tem medo da unidade popular, medo porque sabe que – como dizia aquela palavra de ordem – o povo, unido, jamais seja vencido”.
Para Renato, “Castelo é reminiscência de um tipo de político que vem sendo superado a partir do ciclo aberto por Lula, tipo esse marcado por oligarquias que têm sido pouco a pouco varridas especialmente do Nordeste”.



 


A deputada federal Jô Moraes (PCdoB), uma das principais personagens de uma das mais importantes disputas políticas destas eleições em Belo Horizonte, se disse surpresa. “O crescimento de Flávio Dino no último período é impressionante. Parece que quanto mais batem nele, mais ele cresce”. E ressaltou: “para um povo consciente como o de São Luís, essa história de transformar candidato em marca de sabonete certamente não vai funcionar”, disse, em alusão a Duda Mendonça.  “Com os políticos, ou você tem um bom conteúdo ou não adianta. Aí reside a diferença entre os dois candidatos: Dino tem conteúdo renovador e Castelo tem uma essência ultrapassada”. 



 


Em 2008, ano em que a Revolta da Balaiada – protagonizada pelos setores mais carentes e pobres da sociedade da então Província do Maranhão – completa 170 anos, “o povo de São Luís tomará as rédeas de seu destino e fará sua nova balaiada”, declarou Jô.



 


Recém-reeleito prefeito de Aracaju, o comunista Edvaldo Nogueira declarou que “a campanha de Flávio Dino vem crescendo consideravelmente e tem muito apelo, muita força, porque personifica o novo, a mudança, necessários para São Luís”. Para Nogueira, “esta é uma batalha complexa, porém vem dando mostras de que será vitoriosa. Estou confiante e sei que o povo fará a escolha certa”.


 



Também participaram do evento os deputados federais Chico Lopes (PCdoB-CE) e Perpétua Almeida (PCdoB-AC); o presidente do PT-DF, Chico Vigilante; os deputados estaduais Helena Barros Heluy (PT), Rubens Júnior (PRTB-MA) e Eliziane Gama (PPS-MA), entre outros, além de lideranças políticas e dos movimentos sociais.


De São Luis,
Priscila Lobregatte