Candidatura do PT-PCdoB tem vitória certa em Anápolis (GO)

Anápolis é única cidade no estado de Goiás onde haverá segundo turno. No terceiro maior colégio eleitoral do Estado, com 217 mil eleitores, a situação está definida. O candidato da coligação PT-PCdoB-PSC, Antônio Gomide, está com a vitória garantida. N

A cidade, localizada a 50 quilômetros de Goiânia, teve uma das disputas mais emocionantes e acirradas, como tradicionalmente ocorre no município. Todas as pesquisas de intenção de voto mostravam Antônio Gomide em terceiro lugar, situação que começou a mudar somente nos últimos levantamentos. Gomide que disputou com seis outros candidatos, estava com apenas 2% das intenções de votos no início da campanha no primeiro turno. Agora viveu uma situação tranquila da campanha do segundo turno.



Fábio Tokarsky, membro da comissão política do PCdoB em Goiás e vereador eleito em Goiânia pelo Partido, atribui a situação favorável de Gomide “ao perfil dele – vereador na cidade em terceiro mandato – e ao impacto de conjunto de ações do governo federal que repercute em Anápolis, como a ferrovia Norte-Sul; a conclusão da duplicação da rodovia Anápolis Brasília e outras obras de infra-estruturas na cidade”.



Segundo o líder comunista, “essas obras impactam positivamente na agenda da cidade e o candidato soube aproveitar isso e transmitir credibilidade.” Tokarsky também destaca a dedicação do deputado federal Rubens Otoni (PT), irmão do candidato, à campanha.



A história do PT na disputa pela Prefeitura de Anápolis é curiosa. O Partido já lançou três vezes o atual deputado Rubens Otoni, que começava forte na campanha, mas nunca venceu eleição. O atual candidato do PT, irmão de Rubens Otoni, apesar de usar sobrenome diferente – a família é Otoni Gomide, começou a campanha com 2% das intenções de voto e, ao contrário dos demais candidatos, fez coligação bem restrita – com PCdoB e PSC – e teve crescimento expressivo no final, passando para o segundo turno.



Para Tokarsky, o baixo desempenho da candidata adversária – Onaide Santillo, que faz parte de família política tradicional na cidade – esposa de Ademar Santillo e cunhada de Henrique Santillo – figura emblemática do PMDB – é resultado do fato do marido dela já ter sido prefeito, cuja administração não foi bem avaliada pela população.



Ajuda dos padrinhos



Na última semana de campanha, Gomide não se acomodou e promoveu várias carreatas passando por quase todos os setores da cidade. A assessoria da candidata Onaide Santillo também realizou grande movimentação, na esperança de ainda reverter a situação.



Nesse segundo turno, os candidatos receberam apoio de padrinhos importantes. O ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, gravou programa para o horário eleitoral, pedindo votos para Gomide, enquanto o prefeito reeleito de Goiânia, Íris Rezende (PMDB), apareceu no programa eleitoral para manifestar apoio a Onaide.



De Brasília
Márcia Xavier