Sem categoria

Ataque aéreo surpresa dos EUA mata 8 na Síria

Residentes da localidade de Al-Sukkariya, fronteiriça com o Iraque, denunciaram a morte de oito pessoas por causa de um ataque surpresa de quatro helicópteros dos Estados Unidos, informou nesta segunda-feira (27) a televisão estatal.

O governo da Síria pediu que as autoridades dos Estados Unidos e do Iraque  condenem essa agressão e violação do espaço aéreo nacional, ocorrida às 16h45 (11h45 de Brasília), reportou por seu lado a agência oficial de notícias SANA.



Testemunhas relataram que quatro helicópteros participaram na operação, dois dos quais aterrissaram na cidade e ao menos oito soldados estadunidenses desembarcaram e dispararam contra um edifício em construção, causando oito mortos e quatro feridos.



Os aparelhos norte-americanos penetraram uns oito quilômetros para o interior do território sírio e soldados atacaram construtores que trabalhavam nesse imóvel, relataram ambas as fontes.



Depois da incursão na mencionada cidade, localizada a uns 550 quilômetros a nordeste de Damasco, os helicópteros voltaram ao território iraquiano, referiu a SANA ao informar que uma pessoa foi ferida e teve que ser transportada com  urgência a um centro de assistência.



Enquanto, um noticiário do canal televisivo privado al-Dunia informou a cifra de nove civis mortos no que definiu como a primeira incursão de seu tipo nesta nação.



Um funcionário do governo do presidente Bashar al-Assad afirmou que representantes de Washington e Bagdá foram contatados em Damasco para protestar contra o ataque militar estadunidense e exigir às autoridades iraquianas que impeça atos desse tipo a partir de seu solo.



“A Síria condena e denuncia este ato de agressão e as forças dos Estados Unidos serão responsáveis de qualquer conseqüência”, advertiu o funcionário não identificado, ao reclamar do Iraque uma investigação exaustiva do ocorrido.