Balanço do Presidente Regional indica fortalecimento do PCdoB em Goiás

O Presidente Regional do PCdoB, Luiz Carlos Orro faz um balanço positivo sobre o resultado das eleições municipais 2008 para o partido em Goiás, principalmente pelos 34.455 votos conquistados por 158 candidatos e candidatas e a legenda do PCdoB em 63 muni

                                                                                                                            Leia, a seguir, a opinião do Presidente Regional do PCdoB de Goiás, Luiz Carlos Orro.


 


“O PCdoB de Goiás avança para  um novo ciclo, agora de vitórias e crescimento. A eleição do Fábio Tokarski como vereador da capital, com 6.705 votos de dois vereadores em Itumbiara e outros em cinco cidades, a contabilização de 34.455 votos conquistados por 158 candidatos e candidatas e a legenda do PCdoB em 63  municípios, são sinais de que invertemos o ciclo, após sofrermos derrotas em 2002, 2004 e 2006. 
 


A questão chave para garantir a vitória dos comunistas foi a construção da unidade interna. A vida demonstrou  a importância da unidade de ação no partido. Em outros momentos, o partido já perdeu a chance de eleger por falta de unidade. Em Goiânia, por exemplo, o PCdoB está com melhor saúde ideológica e política, e entrou unido na campanha, com muita determinação, amplitude, firmeza e com foco na conquista do resultado eleitoral positivo.
 


Outro fator fundamental para a vitória foi a elaboração e aprovação coletiva de projetos eleitorais ajustados à realidade. Na hora da definição, é preciso muito pé no chão  e sensibilidade política por parte da direção e do coletivo militante, para aprovar um bom projeto eleitoral. Se houver possibilidade de termos vários/as candidatos/as fortes, então deve-se lançar uma chapa própria pra vereador. Sem essa condição, em chapa de coligação, é preciso evitar a dispersão, é preciso ter firmeza e determinação para aplicar uma política de concentração, temos que ter um candidato prioritário, e para essa candidatura devem ser canalizados o maior contingente de militantes,  o maior volume de recursos materiais,  de tempo do horário gratuito. 
 


Em algumas outras cidades, mesmo tendo lançado candidaturas competitivas, de grande representatividade, a falta de unidade e/ou a falta de  uma definição mais precisa do projeto eleitoral, impediu a vitória de vários camaradas. Se não há essa compreensão, sem essa união em prol do resultado partidário, é muito difícil eleger em coligação. Poderíamos eleger três ou quatro vezes mais vereadores, com projetos eleitorais mais condizentes com a realidade, com a força real do partido em cada cidade. Nisso, temos que ser muito objetivos, não basta vontade, não basta o simples querer, tem que se ver a realidade concreta.
 
 


Hoje, o PCdoB está mais conhecido e respeitado,  o PCdoB está reposicionado no cenário político goiano, e temos a satisfação de anunciar que milhares de  trabalhadores, jovens e mulheres estão se filiando ao Partido Comunista” avalia o presidente estadual, Luiz Carlos Orro, que é também Secretário Municipal de Esporte e Lazer em Goiânia.


 


De Goiânia,



Eliz Brandão
Secretária de Comunicação – PCdoB-GO
(62) 3225-6539 / 9923-5247
pcdobgoias65@gmail.com