Lula em Salvador para IX Reunião de Cúpula entre Brasil e Portugal
O presidente da República desembarca em Salvador dois dias após o encerramento da eleição para prefeito – pleito no qual evitou tomar partido. Distante do embate travado entre o seu partido, o PT, e o aliado PMDB, personificado na figura do Ministro da In
Publicado 27/10/2008 18:52 | Editado 04/03/2020 16:21
Ciceroneados pelo governador Jaques Wagner, o presidente e o primeiro-ministro se reúnem no salão nobre da Santa Casa de Misericórdia, a partir das 10h. De lá, partem para almoço no Palácio de Ondina e, em seguida, uma visita ao navio-escola português Sagres, ancorado no porto de Salvador. A programação segue até às 17 horas.
Na pauta das discussões, a cooperação para promoção da língua portuguesa no quadro internacional – especialmente após assinatura do Acordo Ortográfico entre Brasil, Portugal e mais seis países lusófonos -, o fortalecimento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e a crise econômica mundial. Os mandatários também devem abordar a questão das trocas culturais entre as duas nações e o comércio bilateral, que, desde 1998, apresenta crescimento constante e expansivo.
De Salvador,
Camila Jasmin, com Agências