Prédio histórico de Fortaleza vai abrigar espaço cultural
Manutenção será de responsabilidade da Prefeitura por 20 anos. Lá, funcionará a Casa de Fotografia
Publicado 28/10/2008 11:06 | Editado 04/03/2020 16:36
‘‘Para os pobres e desvalidos do Ceará’’. A inscrição colocada junto à grade da antiga Escola Jesus, Maria, José, fundada em 1905 para oferecer formação em artes e ofícios para jovens pobres, indica apenas uma das funções que a edificação histórica já teve. De propriedade da Arquidiocese de Fortaleza, ali já funcionou ao longo do século XX, entre eles, o Cine Paroquial, a Rádio Assunção Cearense e a sede do Movimento de Educação de Base (MEB).
Mas com o tempo, o prédio foi ficando abandonado e, com falta de uso, muitas vezes esteve seriamente ameaçado pelos efeitos do tempo. Agora, pode ganhar uma nova função: abrigar a Casa da Fotografia, um espaço para promover formação em fotografia e evidenciar os aspectos artísticos da arte da luz e sombra.
De acordo com a coordenadora de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), Ivone Cordeiro, o projeto para fazer o restauro do edifício ficou pronto este mês e foi encaminhado para o Ministério da Cultura a fim de obter recursos. Entretanto, ainda não há previsão para o início das obras.
‘‘Como depende da captação, ainda não tem data prevista para iniciar o restauro, não depende só de nós. Queremos manter todas as características originais do prédio’’, explica Ivone Cordeiro, que não soube precisar qual é o custo previsto para a realização da obra.
A nova utilização do prédio será possível por conta de um contrato de comodato entre a Prefeitura Municipal e a Arquidiocese de Fortaleza, firmado no início deste ano.
Segundo Ivone, o contrato estabelece que, apesar da Arquidiocese permanecer como proprietária, a responsabilidade pela manutenção do prédio ficará a cargo do município de Fortaleza durante um prazo total de 20 anos.
Em contrapartida, o local será utilizado para instalar o equipamento cultural do município, que pretende promover cursos de formação e de apreciação, exposições artísticas, palestras e troca de experiências na área de fotografia.