Começam articulações para nova composição da Mesa Diretora da Câmara de Fortaleza
Presidente da Câmara Municipal confirmou nova reunião com os vereadores para o dia 25 de novembro
Publicado 30/10/2008 10:43 | Editado 04/03/2020 16:35
A nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza só será a eleita em 1º de janeiro de 2009, mas a disputa já tem gerado diversas especulações na Casa. O atual presidente, vereador Tin Gomes (PHS), por exemplo, reuniu-se há dez dias com 29 vereadores eleitos da chapa proporcional que apoiou a reeleição da prefeita Luizianne Lins (PT).
Durante o encontro, segundo Tin Gomes, ficou acertado que os partidos com o maior número de vereadores eleitos devem ocupar os cargos da Mesa e uma nova discussão será realizada, dia 25 de novembro, acerca da ´composição partidária´ da mesma. O que deixa PT, PSL e PMDB a frente na disputa pela Presidência da Casa.
Questionado sobre a sua influência no processo de eleição da nova Mesa Diretora, o atual presidente confirmou estar realizando ingerências, ´não posso dizer que não estou fazendo porque é mentira, mas tenho feito isso dentro de uma linha respeitosa e democrática´. E foi além, dizendo que a composição da Mesa não terá o seu ´dedo como vice-prefeito eleito´, porque não pode votar, ´se eu votasse teria´. Apesar das afirmações sobre a questão, Tin Gomes não fez menções a nomes de possíveis substitutos na Presidência da Câmara, afirmando não ter preferência.
Um dos cotados para o cargo de presidente, o vereador reeleito Salmito Filho (PT), disse acreditar que o mais importante agora é avaliar o perfil dos possíveis candidatos. ´O vereador para ser presidente tem que ter um bom trânsito na Câmara Municipal. Ter uma relação de confiança construída com os vereadores eleitos e reeleitos, assim como com o presidente Tin Gomes, que é uma força, e com o governo, neste caso, a prefeita´, afirmou.
Apesar de se encaixar no perfil apresentado por ele mesmo, Salmito Filho preferiu não responder se vai ou não se candidatar ao cargo.
O PT, além de Salmito, apresenta Guilherme Sampaio como um dos possíveis sucessores de Tin Gomes. Sampaio, entretanto, não quis falar sobre as especulações. ´Nossa discussão em relação a isso é uma discussão genérica, de que os nomes que vão ocupar a Mesa Diretora dêem continuidade ao que vem sendo feito pelo presidente Tin Gomes´, declarou.
O correligionário de Guilherme também chamou a atenção para a ´força´ do seu colega Guilherme Sampaio. ´Ele tem um bom trânsito com a prefeita o que é muito importante´, acrescentando que ´é um grande nome´. Guilherme Sampaio é líder da prefeita na Câmara Municipal, fator que lhe rendeu um bom relacionamento com Luizianne e com os demais vereadores da casa.
PT
Tanta cautela nas discussões relativas ao novo presidente entre os possíveis candidatos petistas tem um motivo. Conforme Salmito Filho, os cuidados devem-se às orientações recebidas durante reunião realizada com o presidente municipal do PT, Raimundo Ângelo; o secretário geral, Antônio Carlos; e toda a bancada eleita do partido, logo após o pleito. ´Fomos orientados a não precipitar um debate´, disse. Tin Gomes não participou da reunião, mas parece estar seguindo a mesma orientação.