Tabuleiros Litorâneos vai gerar 25 mil empregos

Em visita ao município de Parnaíba, o governador Wellington Dias acompanhou as obras da segunda etapa do Projeto de Irrigação Tabuleiros Litorâneos, que terá uma área de 5.985 ha (hectares).

O projeto tem como objetivo o aproveitamento das águas do rio Parnaíba, para produção hidroagrícola de frutas orgânicas, em áreas pré-selecionadas nos municípios de Parnaíba e Bom Princípio.



O governador destacou que a segunda etapa do projeto é de suma importância para o Piauí, uma vez que a obra permitirá a ampliação da produção e, conseqüentemente, o desenvolvimento da região. Na visita ao canteiro de obras o governador solicitou aos técnicos do Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) que seja feito relatório de viabilidade para que as obras sejam concluídas até 2010, uma vez que as mesmas se encontram em ritmo acelerado.



O diretor regional do Dnocs no Piauí, José Carvalho Rufino, assegura que a segunda etapa do Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos terá capacidade para gerar cerca de 5 mil empregos diretos e mais de 20 mil indiretos. O projeto está sendo ampliado para incorporar empresários e agricultores familiares. No final de semana, o DNOCS registrou 20 anos dos Tabuleros Lirotâneos, que durante muito tempo fez parte do elenco de obras inacabadas no Estado. Hoje o projeto produz frutas orgânicas  e a meta é transformar a área em referência neste segmento do agronegócio. O Tabuleiros Litorâneos é o único projeto público do Brasil especializado na agricultura orgânica.



A implementação da 2ª etapa do projeto visa à consolidação de um pólo de agricultura moderna, com o aproveitamento de recursos disponíveis de solo e água. O desenvolvimento hídrico com a introdução da fruticultura tropical sob irrigação, com a adoção de tecnologias modernas e implantação de novas práticas de gestão e comercialização, possibilitará aos agricultores agregar valores aos produtos, elevando de forma significativa o padrão de vida e induzindo o crescimento da região.



De acordo com Josenilton Lacerda, presidente da Cooperativa de Produtores Orgânicos dos Tabuleiros Litorâneos do Piauí, a segunda etapa do projeto significa um ganho expressivo na produção orgânica no Estado. “A nossa produção deve ser multiplicada de 5 a 8 vezes ao longo dos próximos anos. Com este foco na questão dos alimentos orgânicos nós devemos atrair novos empreendedores, quer sejam pequenos, médios ou grandes produtores de forma definitiva”, destacou.



“Nós somos pioneiros, enquanto perímetro público irrigado na fruticultura orgânica e continuamos sendo o único perímetro público de irrigação com área orgânica certificada. E esse é um dos diferenciais do nosso projeto”, enfatizou Lacerda, que apontou a acerola, o caju, a goiaba e o coco como os principais alimentos orgânicos produzidos no local.
Para o vice-governador, Wilson Martins, responsável pelas obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no Piauí, a inserção das obras da 2ª etapa dos Tabuleiros Litorâneos no programa é muito bem vinda. “Essa ação é um reconhecimento ao povo de Parnaíba, sobretudo, pela importância do município no contexto estadual. Uma obra tão importante como esta, que serve de suporte para o desenvolvimento agrícola da região, não poderia ficar de fora do PAC, que tem como intuito o desenvolvimento das mais distintas regiões do país”, destacou Martins.



A segunda etapa do projeto contará com duas estações de bombeamento principais, três adutoras principais, rede de canais, adutoras de irrigação, rede parcelar, viária e de drenagem, além de infra-estrutura urbana e elétrica e está dividida entre pequenos produtores, com 311 lotes e área total de 2.365 ha; técnicos agrícolas, com 74 lotes e área de 1.197 ha; engenheiros agrônomos, com 19 lotes e área de 437 ha; empresários, com 26 lotes e área total de 1.586 ha; e propriedades adjacentes, com 150 ha para a Fazenda Monte Alegre e 250 ha para a Embrapa.



Para a expansão da área de cultivo 2008 já estão contratados pela empresa Nutrilite Amway do Brasil, mais de 50 hectares que já estão sendo implantados. Mais 55 hectares sevem ser implantados até o final do ano, sendo 15 da Agrobrasil e 40 de um grupo paraense já instalado. Para 2009 serão mais 100 ha que estão sendo contratados, totalizando 205 hectares, que vão gerar 1.025 postos de trabalho e um incremento de investimentos privados da ordem de R$ 3 milhões.



Essa etapa das obras dos Tabuleiros Litorâneos está sendo realizada em parceria com o Ministério da Integração Nacional e o Dnocs/PI.