Sem categoria

Comunistas vêem derrota republicana como 'positiva'

Para José Reinaldo Carvalho, secretário de Relações Internacionais do PCdoB, a vitória do candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, nas eleições de terça-feira (4) representam um fato positivo no quadro internacional.

A derrota republicana, para Carvalho, é o fato positivo: “Os comunistas brasileiros condenaram com vigor, durante os últimos 8 anos, o governo belicista de George W. Bush e consideram a derrota republicana, que representaria a continuidade da política de Bush, um fato positivo no quadro internacional.”



“Não temos ilusões quanto ao alcance da política do Partido Democrata nem nos identificamos com a obamania, mas sabemos distinguir com clareza as diferenças entre as duas candidaturas”, disse Carvalho esta quarta-feira ao Vermelho.



“Obama será um presidente do sistema imperialista mas o movimento progressista deverá saber lidar com os novos métodos que ele irá propor”, completou.


 


PCP reage à eleição de Obama



Para o Partido Comunista Português (PCP), Obama “não se distingue” de John McCain nas suas propostas de política externa, pois está vinculado também “a um projeto de dominação no plano econômico, ideológico e militar do mundo”.



Em uma nota divulgada na manhã desta quarta-feira, o PCP diz que a eleição de Obama “está longe de corresponder às expectativas que a gigantesca campanha midiática mundial procurou criar para construir a ilusão de uma mudança e de uma viragem na política dos EUA e do seu papel na esfera internacional”.



Os comunistas apontam para a gigantesca operação midiática que, se insere nas “tentativas em curso que procuram reabilitar o sistema capitalista e o papel da potência hegemônica que os EUA constituem no plano internacional”.