Seminário discute agenda para Cúpula dos Povos do Sul

Organizações do movimento social de Salvador se reúnem neste final de semana para preparar a agenda de atividades para a Cúpula dos Povos do Sul, que acontece em dezembro na capital baiana. O seminário “Rumo à Cúpula dos Povos do Sul – construindo a integ

A Cúpula dos Povos do Sul pretende reunir representantes dos movimentos sociais da América Latina e Caribe em Salvador, em dezembro. O evento acontece paralelamente às cúpulas de Presidentes do Mercosul e de Presidentes da América Latina e Caribe, onde os líderes dos países tomarão decisões cruciais sobre comércio, integração regional, políticas sociais e econômicas comuns, segurança e militarização, integração produtiva, políticas sobre migrações, além de muitos outros temas fundamentais para o futuro da região.


 


As entidades da sociedade civil estão se organizando para intervir, participar e incidir sobre a agenda oficial, buscando fazer com que as decisões dos presidentes se aproximem o máximo possível das reivindicações dos movimentos e organizações sociais destes países. A Cúpula dos Povos pretende ser um espaço de colheita dos acúmulos construídos na região ao longo de anos de resistência contra o neoliberalismo, o imperialismo e a militarização, além de ponto de ponto de partida para avanços na construção de uma integração da região baseada nas reivindicações, interesses e direitos dos povos da América Latina e Caribe.


 


Programação


 


Dia 8 de novembro


9h – Abertura – recuperação dos processos das cúpulas dos povos anteriores e conjuntura política.


9h30 – Mesa: A crise do sistema financeiro internacional e oportunidades para a integração regional.


11h – Debate


14h – O que queremos para a Cúpula dos Povos de Salvador? – Trabalho em grupos para discutir eixos, temas, formato das atividades, metodologia, atividades culturais.


18h – Apresentação de filme sobre integração


 


Dia 9 de novembro


9h – Apresentação da sistematização das propostas para a agenda da Cúpula dos Povos


10h- Debate


11h30 – Aprovação em Plenária


12h30 – Encerramento


14h às 18h – Reunião do comitê organizador para encaminhar a operacionalização das orientações aprovadas no seminário.


 


De Salvador,
Eliane Costa