Vitória de Obama é feriado no Quênia
Fora das fronteiras norte-americanas, o Quênia provavelmente foi o país onde a vitória de Barack Obama foi celebrada com maior intensidade. Na aldeia de Kogelo, de onde é originária a família paterna do próximo presidente dos Estados Unidos, o desfecho
Publicado 05/11/2008 12:19
Entre os familiares reunidos para seguir as presidenciais norte-americanas, Sadiq – meio-irmão de Barack Obama – diz que “todos vão celebrar ao longo do dia. É uma vitória para todos, estão contentes”.
Saída do anonimato com a eleição de Obama, Kogelo sente já os efeitos da vitória democrata. A polícia queniana instalou um posto na proximidade da casa da avó paterna de Obama e o Governo ordenou a reforma da estrada de terra batida que liga a aldeia a Kisumo, capital da província do Oeste do Quênia.
O presidente Mwai Kibaki declarou um dia de feriado nacional para dar à população a oportunidade de celebrar o que classificou como um feito “histórico”.
Na capital, Nairobi, esta jovem diz que a vitória de Obama representa “excelentes notícias e um motivo para celebrar. Obama mostrou ao Mundo que podemos estar unidos, sem tribalismo e sem racismo. Os quenianos deveriam fazer o mesmo”.
Em ambiente de festa, a população queniana espera agora que Obama não esqueça as suas origens e que reforce o interesse da Casa Branca pelo continente africano.
Fonte: Euronews